Saiba quais jogadores mais desfalcaram o Fla por lesões na temporada

Rodrigo Caio em treinamento no Ninho do Urubu (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Vivíssimo nas três principais competições da temporada, o Flamengo caminha com desempenho respeitável pela temporada de 2021. No entanto, o clube só tem conseguido avançar nos torneios pois encontrou formas de administrar o extenso número de desfalques que teve no decorrer de todo o ano.

Com as ausências mensais devido aos compromissos das seleções, é de se esperar que as maiores baixas sejam dos jogadores que são convocados frequentemente. Porém, a lista de atletas que não puderam atuar pelo clube por conta de lesões é expressivo.

Leia também:

Até o momento, os titulares que mais desfalcaram o time por desconfortos ou lesões foram Rodrigo Caio, Bruno Henrique e Arrascaeta, que juntos ficaram de fora de 38 jogos no ciclo de 2021. É importante destacar que a lista abaixo não leva em conta as baixas por conta de sintomas de gripe ou teste positivo para Covid-19.

Confira a lista:

JogadorJogos fora por lesão
César51
Rodrigo Caio23
Piris da Motta22
Renê17
Diego11
Bruno Henrique8
Arrascaeta7
Diego Alves6
Filipe Luís5
Pedro5
David Luiz4
Gerson4
Gustavo Henrique2
Michael2
Matheuzinho2
Isla2
Thiago Maia2
Gabigol1
Léo Pereira1
Fonte: Espião Estatístico (ge)


Vale destacar que, dos três titulares que mais desfalcaram por lesão, apenas Rodrigo Caio está à disposição de Renato Gaúcho atualmente. Bruno Henrique se recupera de uma lesão no adutor da coxa esquerda. Arrascaeta, por sua vez, se machucou à serviço da Seleção do Uruguai e ainda não tem previsão de retorno aos compromissos do Flamengo.

Assim, o trio possui sequência de jogos encurtada gradativamente desde a temporada de 2019, quando o time brilhou e garantiu títulos importantes, além da maior pontuação registrada na história do Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que o Mais Querido ainda poderá ter 22 partidas pela frente nesta temporada,  levando em conta a possível participação no Mundial, que será disputado em 2022.

Número de jogos de Bruno Henrique, Arrascaeta e Rodrigo Caio nas 3 últimas temporadas:

Bruno Henrique

  • 2019 – 62 jogos
  • 2020 – 53 jogos
  • 2021 – 38 jogos

Arrascaeta

  • 2019 – 52 jogos
  • 2020 – 50 jogos
  • 2021 – 31 jogos

Rodrigo Caio

  • 2019 – 60 jogos
  • 2020 – 32 jogos
  • 2021 – 23 jogos

Em contrapartida, o principal destaque positivo é Vitinho, que não se machucou e é quem mais marcou presença em jogos desta temporada, com 48 participações. Outros que não se lesionaram e tem ficado à disposição de Renato Gaúcho frequentemente são Willian Arão, João Gomes, Gabriel Batista, Ramon, Rodinei, Lázaro e o recém-contratado Andreas Pereira.

Com time ainda desfalcado, o Flamengo enfrentará o Cuiabá no próximo domingo (17). O confronto ocorrerá às 20h30 (horário de Brasília), no Maracanã, e contará com a transmissão do canal Premiere.