STJD reúne profissionais na tentativa de prevenir conflitos na final da Libertadores

Sócio-torcedor do Flamengo ao lado do troféu da Libertadores (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Cada vez mais próximos da final da Libertadores, os torcedores se agitam com o evento. Além das reclamações pelos altos preços dos ingressos, os que poderão presenciar a partida já iniciam os preparativos e se organizam para ir ao Estádio Monumental.

A possibilidade da presença de ambas as torcidas no estádio preocupa os órgãos organizadores do evento. Por isso, o STJD realizou uma reunião para buscar maneiras de prevenir quaisquer conflitos que possam ocorrer entre os torcedores.

O Tribunal de Futebol se encontrou com a CBF e diversas agências de segurança na última quarta-feira (20), quando colocaram em pauta a antecipação de problemas que poderão acontecer durante a final entre Flamengo e Palmeiras. A discussão girou em torno dos riscos do deslocamento de 20 mil torcedores do sul do Brasil até o Uruguai, onde ocorrerá o jogo.

Outros pontos debatidos foram supostos conflitos entre as torcidas já anunciados nas redes sociais e a criação de estratégias para que os riscos sejam diminuídos ao mínimo. De acordo com Mauro Marcelo de Lima e Silva, auditor do Pleno do STJD de Futebol e coordenador brasileiro da força tarefa, a intenção é de garantir segurança, tanto aos torcedores brasileiros, quanto aos uruguaios.

— O objetivo dessa operação é a proteção dos cidadãos brasileiros e uruguaios; dos torcedores de ambos os clubes, bem como medidas para antecipar riscos, evitar crises e, na eventualidade mitigar seus efeitos, colaborando todas as agências envolvidas, de forma altamente profissional, elevando a imagem do futebol sul-americano e a imagem do Brasil no exterior.

Anteriormente, o STJD já havia realizado uma reunião em Manaus, onde policiais paulistas e uruguaios, e a Gerência de Segurança da Associação Uruguaia de Futebol e da Conmebol estiveram presentes. As dezenas de medidas definidas pelos órgãos, não informadas por questão se segurança e sigilo, ainda serão discutidas pelo grupo, em novo encontro que deverá acontecer na próxima semana.

Enquanto os órgãos responsáveis tentam fazer com que os torcedores façam uma viajem mais segura, o Flamengo continua se preparando para a grande final, que está marcada para o dia 27 de novembro (sábado), às 17h (horário de Brasília).

No entanto, com tantos confrontos para comparecer antes da finalíssima, o Mais Querido volta seu foco para as competições nacionais e treina para enfrentar o Fluminense neste sábado (23). O clássico, válido pela 28ª rodada do Brasileirão, ocorrerá às 19h (horário de Brasília), no Maracanã, e contará com a presença de ambas as torcidas. Saiba como garantir seu ingresso.