Flamengo emite nova nota sobre Pedro

Pedro corre para comemorar o seu gol diante da equipe do Cuiabá pelo Campeonato Brasileiro da temporada de 2021 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Está dada a largada para a missão Montevidéu para Pedro. O atacante passou por uma artroscopia no joelho direito na noite desta segunda-feira, em hospital na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e inicia a recuperação visando a decisão da Libertadores, dia 27 de novembro, contra o Palmeiras. O procedimento foi considerado um sucesso e a previsão é de que volte aos gramados entre três e quatro semanas.

A cirurgia foi realizada pelo Dr. Luiz Antônio Vieira, o mesmo que operou o ligamento cruzado anterior de Pedro em 2018, quando defendia o Fluminense. O procedimento na ocasião contou também com uma sutura do menisco do mesmo joelho direito. O histórico foi levado em conta quando o próprio médico, o jogador e Marcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo, decidiram pela intervenção em reunião no domingo.

A surpresa com que a notícia pegou o torcedor, por sinal, contrasta com o longo debate nos dez dias entre a pancada sofrida na vitória sobre o Juventude e a escolha pela cirurgia. Foram realizados dois exames de imagem e avaliações clínicas até que se chegasse ao consenso. Em um primeiro momento, o desejo era por um tratamento conservador, mas a persistência das dores fez com que a artroscopia fosse o caminho.

Pedro recebeu a pancada no joelho ainda no início do jogo com o Juventude, dia 13 de outubro. O problema não preocupava inicialmente e o primeiro exame foi realizado somente no sábado, dia 16, quando apontou um edema ósseo. No mesmo dia, o atacante estava na lista de relacionados para a partida contra o Cuiabá divulgada pelo clube, mas acabou ficando fora até mesmo do banco de reservas por queixar-se de dores.

Entregue aos fisioterapeutas, Pedro realizou apenas parte da atividade da terça-feira, dia 19, com os companheiros e seguiu com a delegação para Curitiba. O incômodo foi tido como “suportável”, Pedro entrou em campo contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, e marcou, já nos acréscimos, o gol de empate no 2 a 2. Após a partida, no entanto, as dores aumentaram e ligaram o alerta no atleta e nos médicos.

Com o elenco de folga na quinta-feira, Pedro realizou novos exames na sexta (dia 22), quando a imagem indicou o problema no menisco. Foi quando houve a primeira indicação cirúrgica e a orientação para que o jogador levasse o diagnóstico para o médico que realizou a primeira intervenção, há três anos. Em consulta, o Dr. Luiz Antônio Vieira realizou testes clínicos e corroboraram a orientação inicial do Dr. Márcio Tannure pela cirurgia.

Retirado de: Globo Esporte