Arrependida e em crise, Rede Globo está desesperada nos bastidores

Logomarca da Rede Globo (Foto: Reprodução)

Nos últimos anos, o torcedor brasileiro de futebol passou por algumas adaptações. Até poucas temporadas atrás, a Rede Globo monopolizava todas as principais coberturas e transmissões esportivas em território nacional. Porém, a concorrência surgiu e a emissora tem perdido cada vez mais espaço entre as competições.

Atualmente, a Globo já não possui os direitos de transmissão de alguns torneios televisionados no Brasil. O Campeonato Carioca está sob a responsabilidade da Record, a Fórmula 1 foi para a Band e as competições da Conmebol ficaram para o SBT e o Grupo Disney (direitos na TV aberta e na fechada, respectivamente).

E as mudanças aconteceram logo quando os clubes brasileiros ganharam ainda mais visibilidade entre os times sul-americanos e tem protagonizado as decisões continentais. Com isso, a Rede Globo perdeu força consideravelmente neste período, uma vez que não pode ter acesso a boa parte dos conteúdos referentes aos torneios.

Recentemente, a entidade organizadora da Libertadores e da Sul-Americana, inclusive, penalizou a Globo por ter utilizado uma entrevista a qual não possuía os direitos e a baniu dos estádios nesta edição das competições. Assim, a emissora se vê sem saída e buscará firmar contrato com a Conmebol para a temporada de 2023.

O desconforto foi admitido por Jorge Nóbrega, atual presidente da Rede Globo, o qual expôs a vulnerabilidade da empresa desde a perda dos direitos de transmissão de algumas competições. As informações citadas nesta matéria foram divulgadas inicialmente por Thiago Asmar, ex-funcionário da emissora.

Anteriormente, a emissora rescindiu unilateralmente seu contrato com a Conmebol por questões financeiras durante a pandemia. Para ela, o valor a ser pago pelos direitos era muito elevado considerando o momento no qual o mundo viva. Porém, a entidade não deixou a situação por isso mesmo e entrou na justiça contra a Globo.

Entretanto, para que possa voltar na briga pelo próximo ciclo contratual com a entidade (começará em 2023), a emissora não pode ter nenhum tipo de processo em curso com a outra parte. Por isso, a Rede Globo está disposta a fazer um acordo, o qual deverá movimentar valores estratosféricos, para que a Conmebol retire a ação da Justiça.

Só então, a emissora poderá voltar ao páreo para o próximo contrato de transmissões. Cabe destacar, no entanto, que a empresa já não é bem vista por conta deste desconforto recente, e poderá não ganhar da concorrência mesmo que o processo da entidade não exista mais.