Ex-jogador do Flamengo revela bastidores e faz críticas a Renato Gaúcho

Renato Gaúcho observa os jogadores do Flamengo durante um treinamento no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A última temporada não trouxe os resultados que o Flamengo esperava. O elenco patinou nas diversidades encontradas ao longo do ano e ainda passou pela ruptura de contrato com um dos técnicos.

A chegada de Renato Gaúcho trouxe uma momentânea sensação de segurança aos torcedores rubro-negros, mas o sentimento não durou. Apesar do início avassalador sob o comando do treinador, a equipe não conseguiu atingir os resultados desejados e encerrou o ano sem grandes títulos.

Leia também:

Com o período citado acima em mente, César, goleiro do Flamengo até recentemente, contou um pouco sobre a relação do time com Renato. Em entrevista ao “BarbaCast”, o arqueiro admitiu que o trabalho do treinador deixava a desejar na questão tática.

— Nosso time é muito acostumado a trabalhar. Isso é unanimidade. Todo treinador que chega fala isso: “É um grupo incrível”. Então, é natural que cada jogador sinta a necessidade de fazer trabalhos direcionados para o jogo. Isso é explorado o tempo inteiro, com todos treinadores.

— Acho que ele tentou de todas as formas. Ele fez o melhor que ele podia, tentou passar todo conhecimento que ele tinha. Não é simples treinar jogadores tão capacitados e experientes. As vezes com um time que joga de uma maneira há muito tempo é difícil você fazer uma situação diferente. Nosso grupo anseia muito por trabalhos táticos e, talvez, possa ter faltado um pouquinho.

Embora não tenha dado certo sob o comando do Flamengo, Renato Gaúcho era bastante querido pelos jogadores, elogiado por seu trabalho nos vestiários. O técnico, inclusive, foi um dos responsáveis pelas recuperações de confiança de Michael, Vitinho e Hugo Souza.

— É um cara extremamente querido. Tem uma capacidade, por ter sido jogador, de motivar os caras na conversa. Os jogadores se sentiam à vontade para jogar. Isso faz dele um cara diferente. Isso é um ponto que faz ele diferente e positivo, a forma que lida com os jogadores, conversa, procura entender, dá confiança. O Renato consegue passar isso, tanto que muitos se destacaram.