Renato Gaúcho fala sobre recuperação de Michael no Flamengo

Renato Gaúcho durante o jogo entre Flamengo e Bragantino no Estádio Nabi Abi Chedid pelo Campeonato Brasileiro de 2021 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O ano de 2021 foi uma virada de página da carreira de Michael. O jogador, que vinha sofrendo com depressão já há algum tempo, conseguiu dar a volta por cima e iniciou uma excelente fase no Flamengo.

O atacante contou com o apoio de seus companheiros de equipe e os funcionários do clube no dia a dia. Mas, sobretudo, seu futebol deu um salto de desempenho após a contratação de Renato Gaúcho, que trabalhou o psicológico do atleta e ajudou para que ele tivesse mais autoconfiança.

Com o trabalho diário do técnico, Micha, que vinha tratando de sua saúde mental com psiquiatra e psicólogo, ganhou mais um fator positivo para sua recuperação e fez a melhor temporada de sua carreira até aqui.

Em sua despedida do Flamengo, o atacante contou sobre a importância do trabalho de Renato para sua recuperação no clube, demonstrando gratidão pelo papel assumido pelo treinador no decorrer do ano.

— Falavam que um cara depressivo não podia jogar no Flamengo. Foi passando e chegou o Renato. Com clima leve, descontraindo, com trabalho, conselhos, com amor, mas acima de tudo, comigo, com muita confiança.

Após receber a gratidão de Michael, Renato Gaúcho falou sobre o caso. Em entrevista a rádio Gaúcha, de Porto Alegre, ele contou que trabalhar a confiança dos atletas faz parte de sua rotina no vestiário.

— O que eu fiz com o Michael eu faço com todos os jogadores por onde passo. Procurei ajudar porque eu fui jogador. (…) Acredito que muitos jogadores de muitos clubes passam pelo que ele passou. É saber tratar e passar a confiança para o jogador. É fundamental que o jogador sinta a confiança que o treinador tem nele.

Apoiado pelos profissionais que participavam de seu dia a dia no Flamengo, Michael fez a temporada mais goleadora de sua carreira em 2021. Na temporada, o jogador marcou 19 gols e concedeu 10 assistências sendo apenas reserva do time.