Flamengo x Fluminense: Declaração do árbitro Raphael Claus confirma que ele estava perdido no lance em que marcou o pênalti

Jogadores de Flamengo e Fluminense e árbitro Raphael Claus (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

O clássico entre Flamengo e Fluminense deu o que falar no último final de semana. Dentro das quatro linhas, as equipes ficaram agitadas e buscaram a vitória. Mas além dos 22 jogadores, um outro componente estava em campo e acabou ganhando um foco maior do que o esperado.

Em uma atuação contraditória e bastante desorientada, Raphael Claus foi criticado por torcedores e até mesmo pela equipe de transmissão da partida por seu posicionamento. Entre tantas outras observadas nos 90 minutos de jogo, o árbitro teve uma participação bastante incômoda na marcação do pênalti para o Fluminense.

No áudio de comunicação do árbitro com o VAR, é possível notar que o juiz de campo nem mesmo sabia em quem marcar o suposto pênalti sofrido por Cano. “Você marcou pênalti de quem? Do Léo Pereira ou do Santos?”, perguntou a arbitragem de vídeo. “Dos dois, né?”, respondeu Raphael Claus.

Apesar de perceber a clara desorientação do árbitro de campo, o VAR optou por não chamar Raphael Claus par a checagem do lance. Vale lembrar que tanto o árbitro principal, quanto seus dois assistentes e o VAR são licenciados pela Fifa, e Raphael Claus apitará na Copa do Mundo do Qatar.

Com esta e outras atitudes questionáveis da arbitragem, o Flamengo encerrou sua sequência invicta e perdeu para o Fluminense por 2 a 1 no Maracanã. Desta forma, o Mais Querido não pontua na rodada e cai para a quarta posição na tabela de classificação.