Atacante do Palmeiras, Endrick recorre a David Luiz, do Flamengo

David Luiz em ação pelo Flamengo contra o Barcelona de Guayaquil na Libertadores 2021 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Considerado uma das maiores revelações do futebol brasileiro, Endrick ainda está se acostumando com a fama. Para saber como lidar com o sucesso repentino, o pai da joia do Palmeiras, Douglas Ramos, pediu conselhos para o zagueiro David Luiz, do Flamengo. O UOL Esporte flagrou a conversa dos dois após o Troféu Mesa Redonda:

— Falamos sobre futebol, ele deu conselho sobre o meu filho, sobre a carreira dele, sobre não deixar [o sucesso] subir à cabeça, essas coisas, revelou Douglas ao UOL.

O pai da joia palmeirense afirmou que depois do bate papo com o zagueiro flamenguista tem muito mais consideração por ele.

— A história de vida dele, sabe? Um cara vitorioso, a história de vida que ele tem, o coração que ele tem é o que eu vou levar. O coração dele é excepcional. Realmente não imaginava essa pessoa. Agora eu admiro muito mais, contou Douglas.

— Eu só falei aquilo que ele tinha me perguntado. Como é que as coisas acontecem lá fora. Principalmente com essa ascensão. Acho que é muito grande, muito rápida. De repente está brincando de bola, jogando videogame, no outro dia tem mais de mil pessoas falando o que ele tem que fazer no telefone. Então, a única coisa que eu falei para eles foi para seguir no simples. A vida é a simplicidade. A simplicidade faz com que a gente consiga ter discernimento e tranquilidade para resolver as coisas. Que ele continue sendo criança, mas que ele continue desfrutando e amando o futebol. O que eu falei para o pai dele é que possa continuar sendo pai. A mãe da mesma maneira, que a família que é o mais importante. Vai ser o maior troféu que ele vai carregar durante a vida toda, disse David Luiz.

O zagueiro se notabilizou nesta temporada por exercer um papel de liderança e conselheiro no Flamengo. David Luiz foi fundamental na retomada da boa fase de Rodinei com a camisa do rubro-negro carioca. E ele admitiu que gosta de cuidar das pessoas.

— Eu gosto de fazer parte das histórias e ajudar a realizar. Eu acho que o talento já tá lá, a qualidade já tá lá. O Endrick é uma joia, é um patrimônio nosso, do Brasil. A gente deve cuidar da melhor maneira possível e a melhor maneira de cuidar dele é deixar ele ser quem ele é. Vai amadurecer com o tempo, ele vai acertar, ele vai errar, mas tudo dentro da normalidade que a gente já viu. É um menino de ouro com uma família incrível, que ele consiga fazer o que ele mais ama, que é jogar futebol e tenho certeza que vai dar muita alegria pra gente, afirmou David Luiz.

O zagueiro, porém, fugiu na hora em que foi questionado sobre quais clubes o pai de Endrick tem em mente para o futuro do filho. “Não vou te falar, não”, disse David, aos risos, finalizando a conversa.

Mesmo que seja contratado por um grande europeu, Endrick só poderá ser registrado por algum clube europeu em 2024, quando completar 18 anos. Isso porque a Fifa determina que clubes não podem contratar jogadores estrangeiros com menos de 18 anos. Exceto se os pais dos atletas se mudaram para o país de destino por motivos não ligados ao futebol.

A multa rescisória da joia é de 60 milhões de euros (R$ 332 milhões na cotação atual), valor alto para os padrões brasileiro, mas “comum” para os gigantes da Europa. O Palmeiras adota cautela e não pretende negociar a joia por menos que a multa.

Retirado de: UOL