Arrascaeta, Éverton Ribeiro e Bruno Henrique estão do lado de Gabigol na treta com David Luiz

David Luiz em jogo do Flamengo contra o Palmeiras pelo Brasileirão (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A apatia do Flamengo nas últimas partidas sob o comando de Jorge Sampaoli tem como pano de fundo uma tensão no elenco que o treinador precisará administrar.

Antes mesmo de sua chegada, o clima no dia a dia do vestiário é de disputa de poder, de forma velada, entre o experiente David Luiz e o jovem Gabigol, ídolo e camisa 10 da equipe desde o começo do ano.

Após a saída de Diego Ribas no fim de 2022, David Luiz passou a tentar exercer ainda mais a sua liderança, mas parou em Gabigol, que foi alçado a capitão pela diretoria rubro-negra.

Gabigol tentou aparar arestas

Diante de um ambiente mais pesado, ainda na gestão Vítor Pereira, o atacante tentou aparar as arestas, mas o zagueiro não se mostrou aberto para abaixar a cabeça para o companheiro e compor.

No elenco, David é visto como principal referência dos jovens, incluindo os da base. Entre os atletas mais rodados, há incômodo com a situação, mas o respeito com os dois se mantém, nenhum deles tenta diminuir ou enquadrar Gabigol.

É o caso, por exemplo, de Filipe Luis, que percebe uma falta de unidade no grupo, mas, em fim de contrato, não atua mais como antes no vestiário. David Luiz, assim, perde cada vez mais liderança.

Não há mais paciência entre os jogadores em geral para ouvir os “sermões” do zagueiro nos treinamentos e nos jogos, quando costuma ditar o ritmo das ações e cobrar os colegas.

Nomes de maior peso como Arrascaeta, Éverton Ribeiro e Bruno Henrique não tomam partido, mas são alinhados a Gabigol no dia a dia. Assim como integrantes da diretoria, que lhe dão “cobertura”.

Renovação de David em pauta

O desgaste se dá em meio a possibilidade de renovação contratual de David Luiz, que perdeu posição na equipe e vê Fabrício Bruno e Léo Pereira como titulares absolutos.

O Flamengo acordou uma renovação automática e a meta foi atingida por David Luiz no jogo contra o Cruzeiro, sábado, mas as partes não entendem ser mandatória a permanência no clube.

No momento, a queda de braço é vencida por quem veste a camisa 10 e a faixa de capitão.

A reportagem aguarda posição do Flamengo e dos jogadores sobre as informações.

Retirado de: O Globo