Lucas Paquetá, João Gomes, Matheus França, Rodrigo Muniz e Vinicius Souza: Flamengo tem 5 crias na Premier League

Lucas Paquetá em ação pelo West Ham na Premier League (Foto: Divulgação/West Ham)

Por: Letícia Gerheim

A qualidade técnica das categorias de base e a postura do Flamengo no mercado da bola renderam ao clube uma visibilidade importante no mundo do futebol. Uma prova disso é o recente cenário, no qual cinco jogadores revelados pelo Mais Querido irão disputar o principal campeonato nacional na temporada 2023/24.

Nesta semana o Rubro-Negro chega a ter cinco atletas atuando na Premier League simultaneamente. Rodrigo Muniz foi contratado pelo Fulham e abriu o caminho para os Garotos do Ninho. Vale lembrar ainda que o mesmo clube se interessou por Andreas ao vê-lo atuar pelo Mais Querido e adquiriu o meia.

Na temporada passada, João Gomes e Lucas Paquetá interessaram a Wolverhampton e West Ham, respectivamente, e foram transferidos à liga inglesa. Já em 2023, Matheus França e Vinicius Souza foram negociados a times da Inglaterra, como expõe a lista abaixo.

Rodrigo Muniz

Rodrigo Muniz em ação pelo Fulham (Foto: Catherine Ivill/Getty Images)

O jovem de 22 anos foi contratado pelo Fulham em 2021 após se destacar pelo time sub-20 rubro-negro. Chegou a ser emprestado para o Middlesbrough para a jogar a segunda divisão inglesa, mas já está de volta ao Fulham para disputar a nova temporada.

Lucas Paquetá

Lucas Paquetá em ação pelo West Ham (Foto: Eddie Keogh/Getty Images)

O meia de 25 anos foi um dos grandes destaques do Flamengo entre 2017 e 2018 e logo rumou à Europa. Depois de fazer boas temporadas no Lyon, da França, e se tornar titular da Seleção Brasileira, o meia foi contratado pelo West Ham em 2022. O jovem continua em crescente e possui negociações em andamento para rumar ao Manchester City.

João Gomes

João Gomes marca gol em sua estreia pelo Wolves (Foto: Peter Nicholls/Reuters)

O Garoto do Ninho foi profissionalizado em 2020 e rapidamente caiu nas graças da torcida do Flamengo. Depois de conquistar cinco títulos como profissional (Carioca, Brasileirão, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Libertadores), João Gomes foi vendido ao Wolverhampton em 2022, marcando seu primei gol em terras inglesas logo na estreia pelo Wolves.

Matheus França

Matheus França é apresentado pelo Crystal Palace (Foto: Divulgação/Crystal Palace)

O jovem de apenas 19 anos vinha sendo acompanhado por clubes europeus desde as atuações pelas categorias de base por sua qualidade técnica. O Crystal Palace venceu a concorrência e contratou o atleta poucos dias atrás.

Vinicius Souza

Vinicius Souza é apresentado pelo Sheffield United (Foto: Divulgação/Sheffield United)

Ainda nesta semana, o Sheffield United anunciou a compra do meia de 24 anos que já atua no futebol europeu há três anos. O volante acumula passagens por Lommel (BEL), Mechelen (BEL) e Espanyol (ESP).