Abel Braga, Jorge Jesus, Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Dorival Júnior, Vítor Pereira e Jorge Sampaoli: Flamengo terá décimo treinador nos últimos cinco anos

Jorge Sampaoli está oficialmente fora do Flamengo. Sua demissão foi oficializada na noite desta quinta-feira, encerrando um trabalho de pouco mais de cinco meses. Aliás, desde que Rodolfo Landim assumiu a presidência do clube, no início de 2019, as idas e vindas de treinadores são uma constante no Ninho do Urubu.

Profissionais das mais variadas nacionalidades, ideias sobre futebol, e perfis de trato com o estrelado elenco rubro-negro marcaram presença no clube. O futebol, encabeçado pelo vice-presidente Marcos Braz, desde que Landim é o mandatário, tem a média de cerca de um técnico a cada seis meses. O próximo nome será o décimo desta gestão, que terá seu segundo triênio encerrado no final de 2024.

Quem conseguiu ficar mais tempo foi Jorge Jesus, por pouco mais de um ano, entre 2019 e 2020. Seu trabalho histórico definiu as bases de um time que vem conquistando muitas taças desde aquela temporada inicial. Ao mesmo tempo, as decepções e crises chegam na mesma medida.

Jesus havia sucedido Abel Braga e, quando resolveu sair para o Benfica (Portugal), deu lugar ao pouco experimentado espanhol Domènec Torrent. Após poucos meses, ele foi demitido e Rogério Ceni entrou em seu lugar, no final de 2020. Apesar de alguns títulos sob seu comando, saiu no meio de 2021 para que Renato Gaúcho assumisse.

Nenhum título e atuações contestadas o fizeram não ter o vínculo continuado ao final daquele ano. Para a temporada de 2022, o Flamengo apostou no português Paulo Sousa. Mais uma experiência ruim com um treinador estrangeiro fizeram o clube exercer outra demissão, e contratar Dorival Júnior.

O fim de 2022 de muito sucesso fazia parecer que a estabilidade no banco de reservas chegaria para o rubro-negro, mas a diretoria não quis renovar o contrato de Dorival, que se encerrava em dezembro. Dessa forma, chegou-se à atual temporada, onde o clube teve o português Vítor Pereira como técnico, seguido por Sampaoli.

Técnicos do Flamengo na gestão Landim:

A continuidade do argentino no Flamengo já era difícil antes mesmo da final da Copa do Brasil, mas o vice-campeonato para o São Paulo foi o estopim para o encerramento de sua passagem. Como o contrato de Sampaoli iria até o fim de 2024, o Flamengo precisou pagar uma multa de cerca de 1,5 milhão de euros, o que equivale a R$ 7,9 milhões na cotação atual.

Desde 2019, o Flamengo só não precisou pagar a multa rescisória para Abel — pediu as contas após sete meses de trabalho —, Renato e Dorival — ambos não tiveram o vínculo renovado.

No Flamengo, Sampaoli comandou a equipe em 39 jogos, com 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas (60,6% de aproveitamento). Foram 63 gols marcados e 41 sofridos. Ele deixa o clube com o vice-campeonato da Copa do Brasil, eliminado nas oitava de final da Libertadores e em sétimo no Campeonato Brasileiro, 11 pontos atrás do líder Botafogo e fora da zona de classificação para a Libertadores de 2024.

O nome favorito a ser o próximo treinador do Flamengo é o de Tite, que está sem clube desde que deixou a seleção brasileira. O Flamengo trata a negociação como “em andamento”, e o acerto pode chegar em breve, agora que o cargo está definitivamente vago.

Retirado de: O Globo