Tite aponta qual foi o seu primeiro erro no Flamengo

Tite comanda o Flamengo no Maracanã (Foto: Paula Reis/Flamengo)
Banner Stake

O Flamengo segue em uma maré de sucesso no campeonato Brasileiro, com vitórias consecutivas sobre o Fortaleza e o Palmeiras, fortalecendo sua posição na tabela. Apesar do bom momento, o técnico Tite trouxe à tona a recente derrota para o Santos como um momento de aprendizado tanto para ele quanto para a equipe.

Em uma entrevista coletiva após o triunfo sobre o Palmeiras, Tite foi sincero sobre seu erro na partida contra o Santos, no qual a escolha tática na bola parada acabou custando caro. Ele falou abertamente sobre a importância de reconhecer falhas, não apenas para evitar a busca por perfeição, mas também para criar um ambiente onde todos possam assumir responsabilidades sem se sentirem heróis ou vilões.

Tite destacou a relevância de um suporte mútuo dentro do grupo, indicando que o futebol, assim como a vida, é um processo contínuo de erros e aprendizados. Essa filosofia de transparência e apoio mútuo parece estar criando um espaço seguro para o crescimento pessoal e profissional dos jogadores, o que pode ser um fator chave para o desempenho positivo do time.

— Eu errei no jogo contra o Santos porque fui reposicionar os atletas na bola parada e comecei a trazer para trás um posicionamento mais central. Deu rebote e aquele posicionamento de pressão alongou a marcação. Eu interferi de forma errada. Quando nos reunimos, falei que o técnico errou. Se eu quiser um atleta perfeito ou eles um treinador perfeito, vão fazer outra atividade, disse Tite antes de finalizar:

— Quero que tenhamos confiança para assumir o erro sem ser herói ou vilão, saber que somos todos responsáveis, mas não culpados. Se o técnico fala isso, eu também vou errar, mas vai ter uma equipe de trabalho para sustentar o erro. Futebol é assim, a vida é assim, finalizou.

A aceitação de falhas como parte do jogo e a resiliência para superá-las são ensinamentos que Tite está incutindo em sua equipe, buscando não só resultados imediatos, mas também o desenvolvimento a longo prazo dos atletas e do clube.