Flamengo e São Paulo se enfrentam pela última rodada do Brasileirão; veja histórico do confronto 

Pedro em jogo do Flamengo contra o São Paulo pela Copa do Brasil (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Banner Stake

Por: Kayo Silva 

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo visita o Morumbi para enfrentar o São Paulo, com o jogo marcado para as 21h30 desta quarta-feira (06). O Rubro-Negro chega à 37ª rodada precisando da vitória para confirmar a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores. Por outro lado, a equipe paulista não disputa mais nada e apenas cumpre o restante da tabela após o título da Copa do Brasil. Esta partida marcará o 116º confronto na história entre as duas equipes.

Com mais de 80 anos de história deste clássico entre cariocas e paulistas, os clubes possuem um histórico significativo no confronto. O primeiro duelo entre as equipes aconteceu em 1940, com ambos os times se enfrentando em competições como Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil e em competições que já não existem mais, como a Supercopa Libertadores, Copa de Ouro, Rio-São Paulo e Copa dos Campeões. No total, são 115 partidas, das quais 68 foram pelo atual Campeonato Brasileiro.

No geral, o tricolor paulista possui um retrospecto superior no confronto, com 44 vitórias contra 38 vitórias dos cariocas. Além disso, o confronto registra 33 empates entre as equipes.

Apesar de estar atrás no retrospecto geral, o Flamengo possui um desempenho notável jogando no Morumbi. O time não perde na casa do São Paulo desde 2021, o que representa dois anos. Em quatro jogos disputados nesse período, o Flamengo obteve três vitórias e um empate. Um ponto que também merece destaque é a quantidade de gols marcados pelo Flamengo nesse período, com um total de 10 gols em apenas quatro partidas.

Artilharia do confronto 

Quanto à artilharia do confronto, o São Paulo conta com os principais artilheiros, incluindo França, que jogou pela equipe paulista entre 1996 e 2002 e marcou nove vezes nos confrontos contra o Flamengo. Ele é seguido por Luís Fabiano, que fez oito gols, e Gino Orlando, com seis gols. Pelo lado do Flamengo, os artilheiros do confronto são Zico e Bruno Henrique, ambos com seis gols marcados.

Flamengo deve adotar estratégia ousada para contratar De La Cruz do River Plate