Mauro Cesar é sincero ao falar da ‘farsa’ do deca campeonato do Palmeiras

Mauro Cesar em Programa pela Jovem Pan

Por: Leonardo Antônio

A polêmica em torno do reconhecimento dos títulos brasileiros do Palmeiras e Santos antes de 1971 pela CBF é um tema que tem gerado muitos debates. A CBF reconheceu os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como legítimos campeonatos nacionais, o que elevou o número de conquistas desses clubes no Campeonato Brasileiro. Com essa decisão, o Palmeiras, por exemplo, passou a ter 12 títulos brasileiros, sendo o clube com mais conquistas no país.

Após o reconhecimento, os times e a quantidade de títulos conquistados por eles mudaram significativamente. Antes dessa decisão, o Palmeiras era considerado tetracampeão, mas passou a ser octacampeão, enquanto o Santos, de cinco títulos nacionais, passou a ter oito.

O comentarista esportivo Mauro Cezar é conhecido por sua posição contrária a este reconhecimento. Ele argumenta que as competições anteriores a 1971 tinham um formato diferente e que a unificação dos títulos altera a história do futebol brasileiro.

“Falar que o Palmeiras tem 12 títulos brasileiros, não tem, tem taça Brasil, que não é Campeonato Brasileiro. O Santos tem? não tem, tem taça Brasil, embrião da Copa do Brasil, não é o Campeonato Brasileiro e quando a CBF faz isso e quando a imprensa se cala covardemente porque é cômodo você falar, ganhou tantas vezes e tal é o que acontece, você evita indisposição como parte da torcida, né? Fica ali quietinho, ainda fica dando parabéns e você compactua com essa essa bizarrice, é uma bizarrice, isso não existe, são palhaçadas”, disse Mauro Cezar

“É lamentável assim. E o Ricardo Teixeira deu uma canetada uma vez, distribuiu títulos, agora o Edinaldo faz a mesma coisa. Então quando ele fala que a CBF quer mudar de imagem, não está mudando de imagem de coisa nenhuma. Está sendo tão pífia quanto foi com seus antecessores. E Isso é muito ruim, porque isso desvaloriza o Campeonato Brasileiro”, continuou

O jogador preguiçoso que só quer ir na copa, que não quer ficar ali remando 38 rodadas, passa a ter razão. Por que eu vou ficar remando 38 rodadas para ganhar um campeonato? O cara vai lá, manda um fax e diz que foi campeão. Se você pegar os registros, da imprensa na época, saiu no jornal, lá em Minas, não sei o que, gente é uma infinidade de torneios. “, finalizou Mauro Cezar.

O reconhecimento dos títulos pela CBF é um assunto polêmico, que divide opiniões. Enquanto alguns celebram a valorização da história dos clubes, outros questionam a validade e o impacto dessa decisão no panorama do futebol brasileiro.