O Flamengo tem mostrado um forte interesse na contratação do zagueiro Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino, como parte de seus esforços para reforçar a equipe em 2024. Conforme destacado pelo jornalista Paulo Vinicius Coelho, conhecido como PVC, o clube carioca enfrenta um momento decisivo nas negociações. “Até sexta-feira, ou Léo Ortiz se transfere para o Rio de Janeiro, ou assina novo compromisso e permanece em Bragança Paulista. O zagueiro, convocado por Tite enquanto esteve na seleção, é considerado um armador. O primeiro organizador de equipe. O Flamengo considera o valor alto. A Red Bull entende como justo, porque não tem reposição para Léo Ortiz”, escreveu PVC em sua coluna no UOL.
A negociação tem sido desafiadora, com o Bragantino pedindo 12 milhões de euros pelo jogador, enquanto o Flamengo ofereceu inicialmente 6 milhões de euros. O clube paulista tem elevado suas exigências, propondo bônus por metas atingidas pelo jogador no Flamengo, o que tem gerado discordâncias entre as partes. Apesar do interesse inicial de Léo Ortiz na transferência, o jogador não tem se envolvido ativamente nas negociações, deixando o Bragantino liderar as conversas.
Além de Léo Ortiz, o Flamengo também está em negociações com outros jogadores para fortalecer seu elenco em 2024, incluindo Juninho Capixaba, também do Red Bull Bragantino, Matias Viña, da Roma (ITA), Evander, do Portland Timbers (EUA), e Luiz Henrique, do Real Betis (ESP). O primeiro reforço já anunciado pelo clube para a temporada é Nicolás de la Cruz, ex-River Plate.
A situação atual de Léo Ortiz no Red Bull Bragantino também é complexa. O jogador se reapresentou ao clube no início da pré-temporada 2024, mas iniciou os trabalhos treinando separadamente do grupo. Ele foi reintegrado ao elenco principal apenas recentemente. A decisão sobre seu futuro deve ser tomada antes da estreia do Bragantino no Campeonato Paulista, influenciando se ele será ou não relacionado para a partida.
Tite, técnico do Flamengo, tem demonstrado interesse em contar com Léo Ortiz no elenco. PVC também enfatiza que, apesar do retorno de Ortiz aos treinamentos, “isso não significa que as esperanças do Flamengo e de Tite contarem com o jogador tenham terminado. Em Bragança e no estafe do zagueiro, sabe-se que o Bragantino definiu valor que, se alcançado, levará Ortiz ao Ninho do Urubu”. A situação é observada de perto por todos os envolvidos, aguardando uma definição nas próximas horas.