André Rizek, do Sportv, é forte nas críticas a Tite por sua análise no caso Daniel Alves

André Rizek durante um programa do SporTV (Foto: Reprodução/SporTV)

O jornalismo esportivo vivenciou um momento intenso quando vários jornalistas e comentaristas criticaram abertamente o técnico Tite, atualmente no comando do Flamengo, por suas declarações a respeito do caso envolvendo Daniel Alves. O jogador foi condenado na Espanha a quatro anos e seis meses de prisão por agressão sexual, um assunto sério que repercutiu mundialmente.

André Rizek expressou sua indignação nas redes sociais, destacando que a comparação feita por Tite entre os casos de Daniel Alves e Neymar era inapropriada. Ele argumentou que “Ao fazer paralelo entre a condenação de Daniel Alves e armação de que Neymar foi vítima, Tite presta um grande desserviço à sociedade. Uma coisa são os parças do jogador se prestarem a esse papel ridículo. Outra é um sujeito admirado pela correção fazer isso. Se Tite não conhece o caso, por alienação, que então leia sobre o tema e reveja essa fala péssima. Não teve interesse em ler sobre um atleta de Copa do Mundo, outrora seu homem de confiança, estar preso por estupro???!!”

Por outro lado, Tite, em defesa de sua posição, comentou sobre a situação de Alves durante uma coletiva de imprensa, após uma vitória do Flamengo no clássico Fla-Flu. Ele afirmou: “Eu não posso fazer julgamento sem ter todos os fatos e as informações verdadeiras a respeito. Posso falar conceitualmente. Conceitualmente, todo erro deve ser punido. Mas não sou julgador e não tenho todos os fatos. Fora que há uma etapa de um profissional que trabalhou comigo e existem outras etapas profissionais e pessoais que ele também exerce. Essas eu não conheço e não posso julgar, tenho que ter muito cuidado”. Tite também relembrou um episódio anterior envolvendo Neymar, destacando a consistência em sua postura: “Vou dizer mais: quando fui numa coletiva que houve um problema com Neymar, foram 24 perguntas, tive que responder 18 a respeito de um suposto (estupro). E eu disse a mesma coisa, que eu não tinha conhecimento aprofundado. Mas quem erra deve ser punido. Foi assim que eu fui educado. Primeiro te ensino, segundo tu é punido para que aprenda”.

A controvérsia levantou um debate sobre a responsabilidade de figuras públicas, especialmente no mundo do futebol, ao comentar casos judiciais. O incidente destacou a delicada linha entre a lealdade a antigos colaboradores e a necessidade de manter uma postura ética e informada frente a acusações graves. Enquanto Rizek acusava Tite de negligência e desserviço, o treinador se defendia alegando a importância de conhecer todos os fatos antes de emitir um julgamento.

A reação do mundo do futebol e dos torcedores às declarações de Tite foi mista, refletindo a complexidade do assunto. Enquanto alguns apoiavam a cautela do técnico em não julgar sem conhecimento pleno dos fatos, outros viam sua resposta como uma tentativa de desviar do assunto ou minimizar a gravidade do caso de Daniel Alves.

O episódio também colocou em perspectiva a imagem de Tite, conhecido por seu comportamento ético e sua abordagem ponderada tanto dentro quanto fora dos campos. A forma como lidou com as perguntas sobre o caso Alves foi vista por muitos como um teste para sua integridade e seus valores, numa situação que transcende o esporte e toca em questões sociais profundas.