Descubra os 8 itens mais roubados por ladrões de carros sem o arrombamento

Frota de carros (Foto: Reprodução/Edenred)


Quando pensamos em segurança automotiva, muitas vezes nossa preocupação se volta para o roubo do veículo inteiro. No entanto, há um mercado sombrio e crescente voltado para o furto de peças específicas de carros. Esses itens, alguns dos quais podem ser removidos em poucos segundos, atraem ladrões pela facilidade de revenda e pelos valores que alcançam.

Nesta matéria, mergulhamos no mundo do furto automotivo para revelar quais são os 8 itens mais visados por esses criminosos, visando esclarecer e preparar melhor os proprietários de veículos contra esses atos. Confira:

Calotas

1sb6011478z8-calota-roda-aro-14-carro-up-prata-brilha

As calotas, também conhecidas como calotinhas ou tampas de roda, podem não ser o primeiro item que vem à mente quando se pensa em furto de peças de automóveis, mas são extremamente visadas pelos ladrões. Fáceis de remover, muitas vezes sem necessidade de ferramentas, as calotinhas são atraentes por seu valor de revenda, especialmente as originais de marcas renomadas. Além disso, a demanda constante por substituições, devido a perdas ou danos, assegura um mercado ativo para esses itens.

Acabamentos

adesivo-de-coluna-preto-fosco-_1_1200

Acabamentos e detalhes como frisos, capas de retrovisores, e especialmente os que se situam entre as portas dianteiras e traseiras, muitas vezes com acabamentos sofisticados como preto piano ou fosco, são altamente visados por ladrões. Isso se deve ao seu valor de mercado, principalmente quando pertencem a veículos premium ou versões esportivas. A facilidade com que esses componentes podem ser removidos torna-os alvos fáceis, resultando não apenas em uma perda estética para o veículo, mas também em custos de reposição significativos para o proprietário.

Esguicho do Limpador

Screenshot_1

Por mais surpreendente que possa parecer, até mesmo os esguichos dos limpadores de para-brisa são alvos de ladrões. Essas peças, essenciais para a manutenção da visibilidade em condições adversas, podem ser facilmente removidas e vendidas. Em alguns veículos, especialmente aqueles de marcas de luxo, os esguichos podem ser aquecidos ou ter características especiais, aumentando seu valor no mercado de peças de reposição. Embora pequenos, o custo de substituição desses componentes pode ser significativamente alto para o proprietário do veículo.

Catalisador

02_22.03

O catalisador, uma peça vital do sistema de exaustão de um veículo, é notoriamente visado devido ao seu valor intrínseco. Ele contém metais preciosos, como platina, paládio e ródio, que são altamente valiosos no mercado de reciclagem e revenda. O furto de catalisadores tem aumentado, visto que extrair esses metais pode render uma quantia considerável. Além do mais, a remoção pode ser feita em questão de minutos com ferramentas básicas, embora exija algum conhecimento técnico.

Emblemas e Logotipos

acronym-bmw-1368279_640

Os emblemas e logotipos de um carro, muitas vezes vistos como um mero detalhe estético, são altamente cobiçados no mercado negro de peças. Representando a marca e, em alguns casos, a versão ou a linha do modelo do veículo, esses itens são fáceis de remover e podem ser vendidos a entusiastas automotivos ou proprietários que procuram substituir um emblema perdido ou danificado. A demanda por emblemas originais, especialmente de marcas de luxo ou de carros antigos e colecionáveis, pode torná-los surpreendentemente valiosos.

Faróis

Screenshot_2

Os faróis são um dos itens mais visados por ladrões devido à sua alta demanda no mercado de peças de reposição e ao valor relativamente elevado, especialmente em modelos mais novos e carros de luxo que vêm equipados com tecnologia LED ou xenônio. Além de serem essenciais para a segurança na condução noturna ou em condições de baixa visibilidade, os faróis podem ser um item de grande despesa se danificados ou furtados. Sua remoção, embora requeira um pouco mais de tempo e ferramentas adequadas, é considerada altamente lucrativa para os ladrões.

Símbolos do Capô

mercedes-251615_1280

Os símbolos ou ornamentos do capô, especialmente aqueles de marcas de luxo ou de carros clássicos, são itens de alto valor no mercado de colecionadores e entusiastas de automóveis. Esses símbolos não são apenas um indicativo da marca, mas muitas vezes carregam um significado histórico ou de prestígio. Sua fácil remoção faz com que sejam alvos preferenciais de ladrões, que podem vendê-los por um bom preço em mercados especializados ou pela internet. Embora a perda de um símbolo de capô possa parecer insignificante em termos de funcionalidade do veículo, o custo de substituição e o valor sentimental podem ser consideráveis para o proprietário.

Rodas de Liga Leve

412a39e29bc66b9bb1305e40e8a90bce

As rodas de liga leve não são apenas um componente funcional do veículo; elas também acrescentam um elemento estético significativo. Por esse motivo, além de melhorarem o desempenho do carro, as rodas de liga leve são extremamente atraentes para ladrões. Seu valor de mercado é elevado, seja para revenda ou uso pessoal, e sua remoção pode ser relativamente rápida com o uso de ferramentas adequadas. Isso as torna um alvo frequente, especialmente em áreas onde a vigilância e a segurança são menores.