Zico manda recado para Gabigol, do Flamengo

Zico em ensaio fotográfico na Gávea (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A suspensão de Gabigol, atacante do Flamengo, gerou grande repercussão no cenário esportivo brasileiro. O jogador foi suspenso por dois anos após ser flagrado em exame antidoping em abril de 2023, criando um clima de incerteza sobre seu futuro no clube carioca. A notícia pegou a torcida de surpresa, e até mesmo Zico, o maior ídolo da história do Flamengo, manifestou sua tristeza e apoio ao atacante.

Zico, conhecido como o Galinho de Quintino e campeão do Mundial de 1981 pelo Flamengo, expressou sua solidariedade a Gabigol, destacando a abertura de seu Centro de Futebol Zico (CFZ) para que o atacante possa manter sua forma física durante o período de suspensão. A disponibilidade do CFZ se apresenta como um recurso valioso para Gabigol, impedido de frequentar as instalações do CT Ninho do Urubu e de participar das partidas oficiais da equipe.

— Se não tiver lugar para treinar, o Centro de Futebol Zico (CFZ) está à disposição a hora que ele quiser. De manhã, de tarde, de noite… A gente fica muito triste com uma situação como essa. Acho que o único lado positivo de tudo isso que está sendo desenhado, é que ele não foi punido por ter jogado dopado. Isso poderia ser o maior agravante. (O exame) Pode ter pego o Gabigol em um dia ruim, pode não ter dado muita atenção para isso e gerou um clima muito ruim na época, disse Zico.

O contexto da infração e da subsequente punição revela nuances importantes. Gabigol não foi acusado de jogar dopado, mas sim de problemas relacionados à coleta do material para o exame. Essa distinção foi enfatizada por Zico, que considera essa perspectiva como um lado menos negativo da situação, apontando para uma possível desatenção do jogador no momento da coleta, o que culminou no desfecho atual.

A suspensão, que tem início em 8 de abril de 2023 e se estende até abril de 2025, coloca Gabigol em uma situação desafiadora. Apesar de ter continuado a jogar e treinar nas instalações do Flamengo até a decisão final, a oficialização da punição agora o afasta de atividades essenciais para sua carreira. Esse intervalo entre o cometimento da infração e a decisão do julgamento destaca a complexidade dos processos judiciais esportivos.

Diante dessa adversidade, o Flamengo se posicionou ao lado de seu atacante, prometendo suporte integral. A equipe jurídica de Gabigol, liderada pelo especialista Bichara Neto, já sinalizou a intenção de recorrer à Corte de Arbitragem do Esporte (CAS). Com base nos precedentes que diferenciam claramente entre fraude e tentativa de fraude, a defesa se mostra confiante na reversão ou na redução da pena aplicada.