Diretoria pode romper contrato com Gabigol, Gerson ameaçado de suspensão e Paquetá se declara ao Flamengo: veja as últimas notícias do Flamengo

Gabigol em jogo do Flamengo contra o Al Hilal no Mundial de Clubes 2023 (Foto: James Williamson - AMA/Getty Images)

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentra nos bastidores do clube, incluindo a declaração de amor de Paquetá ao Flamengo e a possibilidade de a diretoria romper o contrato com Gabigol.

Por conta deste contexto, leia abaixo um resumo preparado pela equipe do portal Gávea News para lhe manter muito bem informado!

Gerson ameaçado de suspensão no futebol

Gerson em atuação do Flamengo contra o Botafogo (Foto: Marcelo Cortes/ Flamengo)

O meio-campista Gerson, do Flamengo, está em uma situação complicada após um litígio com o empresário Federico Pastorello, que começou em 2020. A Câmara Nacional de Resolução de Litígio (CNRD) decidiu contra Gerson, afirmando que ele rescindiu seu contrato com Pastorello sem justa causa. Como resultado, Gerson foi ordenado a pagar uma quantia significativa ao empresário, o que tem potencial para afetar negativamente sua carreira e o desempenho do Flamengo.

Enquanto Gerson está afastado dos campos devido a uma cirurgia para tratar uma infecção urinária, ele enfrenta o prazo até 3 de abril para quitar uma dívida de R$ 1,5 milhão com Pastorello. O não cumprimento desse pagamento pode levar à suspensão do jogador. O conflito teve origem quando Marcão Silva, pai de Gerson, questionou a validade do contrato de representação com a empresa de Pastorello, alegando falta de licença do empresário para atuar no Brasil.

A disputa se intensificou quando a P&P Sport Management, de Pastorello, exigiu a validação do contrato e participação em futuras negociações, apesar das alegações de Marcão. A decisão da CNRD, focada na questão da licença de Pastorello para atuar no Brasil, reforça a obrigação de Gerson de pagar a quantia devida, destacando as complexidades legais e as consequências potenciais para sua carreira e para o Flamengo.

Paquetá se declara ao Flamengo

Lucas Paquetá em jogo do Flamengo (Foto: Marcelo de Jesus)

Lucas Paquetá, atualmente brilhando no West Ham, retornou à seleção brasileira, destacando-se como um dos principais jogadores brasileiros no cenário internacional. Antes de um jogo empolgante que terminou em 3 a 3 entre Brasil e Espanha, Paquetá concedeu uma entrevista ao canal “Desimpedidos” no Youtube. Durante esta entrevista, expressou sua ligação emocional com o Flamengo, seu clube do coração no Brasil, insinuando que apenas retornaria ao país para jogar no Flamengo, a menos que o clube não o quisesse mais.

Em sua entrevista, Paquetá também discutiu as diferenças entre o futebol brasileiro e o inglês, citando a qualidade dos gramados como um fator significativo que influencia o ritmo do jogo. Ele sugere que melhores condições dos gramados no Brasil poderiam aproximar a velocidade do jogo àquela encontrada na Inglaterra, onde atualmente joga pelo West Ham. Essa perspectiva oferece um olhar interessante sobre como as condições locais podem afetar o estilo e a qualidade do futebol praticado.

Além disso, no recente confronto entre Brasil e Espanha, Paquetá provou ser um elemento chave para a seleção brasileira ao marcar o gol de empate, garantindo um resultado de 3 a 3 no Santiago Bernabéu. Sua atuação não apenas sublinha sua importância como jogador no cenário internacional, mas também reforça sua contribuição vital para a seleção brasileira, reafirmando seu status como um dos atletas mais destacados do Brasil atualmente.

Diretoria pode romper contrato com Gabigol

Gabigol em ação pelo Flamengo no Maracanã (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo enfrenta um dilema com um dos seus principais jogadores, Gabigol, devido a uma cláusula contratual que permite a rescisão unilateral do contrato em caso de danos à imagem do clube, incluindo episódios de doping. A situação do atacante é complicada por um exame antidoping realizado em 2023, que, se comprovado fraudulento, poderia justificar tal rescisão. Apesar disso, o clube tem adotado uma postura defensiva, buscando meios de absolver Gabigol das acusações, sem mostrar interesse imediato na rescisão do contrato que se encerra no final de 2024.

A inserção de cláusulas para proteger a imagem do Flamengo começou em 2010, após o caso envolvendo o goleiro Bruno. A prática visa prevenir danos reputacionais causados por comportamentos inadequados de atletas. Um caso notável foi o de Paolo Guerrero, que após um teste positivo para cocaína, teve seu contrato com o Flamengo questionado sob os mesmos termos. Embora o clube tenha buscado reaver valores pagos ao atleta, enfrentou dificuldades legais, evidenciando os desafios dessas cláusulas de proteção à imagem.

Atualmente, o Flamengo se encontra entre apoiar Gabigol na luta pela inocência e considerar ações mais severas, dependendo dos resultados das investigações sobre o doping. Essa decisão não só afeta a carreira do jogador mas também a imagem do clube, destacando a importância de cláusulas contratuais que salvaguardam a instituição contra possíveis comportamentos prejudiciais de seus atletas.