Flamengo pode romper o contrato com Gabigol

Gabigol comemora gol marcado pelo Flamengo contra o Bahia (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo encontra-se em uma situação delicada envolvendo um de seus principais atletas: Gabigol. O contrato do jogador com o clube carioca contém uma cláusula específica que permite a rescisão do vínculo em casos que causem danos à imagem da instituição, inclusive por episódios relacionados a doping. Essa medida legal coloca o Flamengo em posição de poder terminar o contrato com o atacante de forma unilateral, especialmente se for comprovado que houve tentativa de fraude no exame antidoping realizado no ano de 2023.

O Flamengo, por ora, tem demonstrado uma postura de defesa em relação a Gabigol, buscando recursos que possam absolver o jogador das acusações. A diretoria do clube mostra-se cautelosa, sem qualquer indicativo de que pretende seguir o caminho da rescisão do contrato, que está previsto para terminar no final de 2024. Essa situação lembra episódios anteriores nos quais o clube precisou se resguardar legalmente contra repercussões negativas vinculadas às ações de seus jogadores, particularmente fora de campo.

A inserção de cláusulas de proteção à imagem do clube começou a ser prática comum no Flamengo a partir de 2010, após o caso envolvendo o goleiro Bruno. Essa medida visa salvaguardar o clube contra eventuais danos reputacionais que possam ser causados por comportamentos inadequados de seus atletas. Um exemplo anterior de aplicação dessa cláusula foi o caso de Paolo Guerrero, que, após testar positivo para cocaína, teve seu contrato questionado sob esses termos.

No caso de Guerrero, o Flamengo chegou a acionar a Justiça na tentativa de reaver valores pagos ao jogador a título de direitos de imagem, argumentando que a suspensão do atleta por doping prejudicou a imagem do clube. Contudo, essa ação judicial não teve o desfecho esperado pelo Flamengo, demonstrando os desafios legais e as complexidades envolvidas nessas situações.

Diante desse cenário, o Flamengo se encontra em uma encruzilhada, entre apoiar Gabigol na busca por sua inocência e a possibilidade de tomar medidas drásticas caso se confirme sua responsabilidade na tentativa de fraude no exame de doping. A decisão do clube pode repercutir significativamente não apenas na carreira do jogador, mas também na própria imagem do Flamengo, reforçando a importância de cláusulas contratuais que protegem a instituição em situações adversas.

Carros no Gávea News

O portal Gávea News agora também está produzindo conteúdo relacionado ao setor automotivo. Se você deseja se manter bem informado sobre esse assunto, clique aqui para acessar exclusivamente as notícias dessa categoria. Recentemente, publicamos duas notícias de destaque: a Chevrolet irá realizar alterações na nova S10 (veja fotos), e a a Jeep deixou vazar um flagra do novo Compass (veja fotos e ficha técnica).