O carro elétrico mais vendido do Brasil

Frota de carros (Foto: Reprodução/Edenred)

O mercado brasileiro de veículos elétricos tem observado um crescimento exponencial, liderado por novidades que atraem cada vez mais os consumidores. Entre esses lançamentos, o BYD Dolphin Mini tem se destacado de maneira significativa. No mês de março, o modelo atingiu a marca de 2.469 unidades vendidas, tornando-se o veículo elétrico mais vendido em um único mês no Brasil, um recorde anteriormente detido pelo BYD Dolphin com 2.248 unidades vendidas em dezembro de 2023. Esse sucesso vem apesar do preço inicial do Dolphin Mini, que não é o mais acessível do mercado, ficando atrás de concorrentes como o Renault Kwid E-tech e o Chery iCar.

BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin Mini

A estratégia da BYD de posicionar o Dolphin Mini como carro-chefe no Brasil parece ter dado certo. O modelo superou não só veículos elétricos concorrentes, mas também modelos de combustão interna de faixa de preço similar, como Peugeot 208, Toyota Yaris, Citroën C3, e Fiat Cronos. Isso reflete a crescente preferência dos consumidores brasileiros por veículos elétricos, apesar do desafio dos preços elevados comparados aos modelos à combustão.

No segmento de híbridos, o BYD Song Plus também demonstrou forte desempenho, com 1.450 unidades vendidas, superando o GWM Haval H6 e contribuindo para que a BYD se destacasse no acumulado de 2024 com 4.870 unidades vendidas. A Toyota mantém a liderança em híbridos, mas a BYD e a GWM vêm logo atrás, destacando-se no cenário brasileiro de veículos menos poluentes.

O Dolphin Mini não se destaca apenas por suas vendas, mas também por suas características técnicas. Equipado com um motor elétrico de 75 cv e um pacote de baterias de 38 kWh, oferece uma autonomia de 280 km segundo o Inmetro, além de possuir um tempo de recarga de 30% a 80% em apenas 30 minutos em estações de 40 kW. A versatilidade e o desempenho do modelo são complementados pela promessa de novas versões com capacidade para cinco ocupantes e a futura produção local em Camaçari (BA), evidenciando o compromisso da BYD com o mercado brasileiro.

Esse interesse pelo segmento elétrico não se restringe aos veículos de passeio. Até mesmo no setor de comerciais leves, observa-se uma curiosidade: a Nissan emplacou 4 unidades do modelo Townstar, um furgão elétrico compacto não vendido oficialmente no Brasil, mas que gerou interesse por sua eficiência e capacidade.

O cenário atual do mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil indica uma transição acelerada para tecnologias mais limpas e eficientes. Com modelos como o BYD Dolphin Mini liderando as vendas, é evidente que o interesse e a demanda por veículos menos poluentes está crescendo, apesar dos desafios relacionados a preços e infraestrutura de recarga. A presença de fabricantes como BYD, Toyota, e GWM mostra que o mercado brasileiro está se tornando cada vez mais relevante no cenário global de eletrificação veicular.