Decisão da Caixa pode atrapalhar construção do estádio do Flamengo

Estádio do Flamengo na região do Gasômetro (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro)

A busca do Flamengo por um estádio próprio tem sido uma jornada de longa data, impulsionada pelo desejo de assegurar um futuro sustentável para o clube. Atualmente, o time realiza seus jogos no Maracanã, mas a perspectiva de ter uma casa própria é vista como um passo crucial para solidificar sua posição no cenário esportivo.

Recentemente, o projeto ganhou novo impulso, com a diretoria empenhada em realizar estudos de viabilidade e identificar possíveis locais no Rio de Janeiro para a construção do tão sonhado estádio. Entre as opções consideradas, o terreno do Gasômetro desponta como favorito, com planos ambiciosos de erguer uma arena moderna para cerca de 75 mil espectadores, proporcionando uma experiência de alta qualidade para torcedores e atletas.

Entretanto, não se pode ignorar os desafios que acompanham um empreendimento dessa magnitude. Os altos custos de construção e os trâmites legais complexos representam obstáculos significativos a serem superados. Além disso, surge um novo obstáculo com a postura da Caixa Econômica Federal, que parece estar indo na contramão dos interesses do clube.

Terreno onde o Flamengo deseja construir seu estádio (Foto: André Durão)

Segundo relatos do arquiteto Fabrício Chicca, a Caixa pretende vender o terreno do Gasômetro em partes separadas para a construção de empreendimentos residenciais, frustrando os planos do Flamengo. Esse movimento vai de encontro aos esforços da diretoria e dos torcedores, que veem na construção do estádio próprio um investimento crucial para o futuro da instituição.

A Caixa Econômica Federal administra o fundo de garantia que é o cotista único do fundo de investimento imobiliário do Porto Maravilha, que é proprietário não apenas do terreno do Gasômetro, mas de um outro terreno na região. Agora, ela iniciou o processo de desmembramento do terreno não em três unidades, mas em quatro lotes. Ela está fazendo isso porque há demanda residencial. Além do desmembramento, a Caixa está fazendo análise de abertura de ruas — disse Fabrício.

Quando será o próximo jogo do Flamengo?

Em abril, o Flamengo enfrentará uma agenda repleta de desafios, competindo em três diferentes torneios. Sob o comando do técnico Tite, a equipe terá partidas pelo Campeonato Carioca, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro. Confira abaixo a agenda do Flamengo no mês de abril: