Flamengo ganha mais um possível desfalque

Guilhermo Varela, Erick Pulgar e Arrascaeta em treino do Flamengo no Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A Copa América deste ano, que acontecerá nos Estados Unidos de 20 de junho a 14 de julho, promete impactar significativamente os clubes brasileiros, principalmente o Flamengo e o Vasco. Entre os pré-convocados pela seleção chilena estão Erick Pulgar, do Flamengo, além de Medel e Galdames, do Vasco, conforme anunciado pelo técnico Ricardo Gareca. A lista final de convocados será divulgada em 12 de junho.

O Flamengo enfrenta o risco de perder não apenas ele, mas também outros jogadores importantes durante o Brasileirão. Os uruguaios De La Cruz, Arrascaeta, Varela e Viña, que têm presenças frequentes em convocações, também estão na lista. Além deles, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas podem ser baixas, após recentes convocações para a Seleção Brasileira por Dorival Júnior.

Por parte do Vasco, a pré-convocação de Medel e Galdames também coloca o clube em uma situação complicada, tendo em vista o número de rodadas que podem ficar sem seus jogadores principais. A depender do desempenho do Chile na Copa América, os jogadores podem ausentar-se por até nove rodadas do campeonato brasileiro.

Os jogadores pré-convocados poderão atuar pelo Brasileirão até a nona rodada, programada para o fim de semana dos dias 1 e 2 de junho. Após isso, deverão se apresentar à seleção chilena. Essa programação sugere uma janela de preparação e ajustes para os clubes, que precisarão planejar suas estratégias sem contar com alguns de seus principais atletas.