Flamengo, Palmeiras e Corinthians selam acordo com a CBF

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em entrevista coletiva da seleção brasileira feminina (Foto: Thais Magalhães/CBF)

No final das contas, a comunicação foi o mais importante. CBF e os clubes terão seus jovens talentos disponíveis convocados para a Seleção Sub-20 durante a Data Fifa de junho. Posteriormente à solicitação de desconvocação dos jogadores que já fazem parte do elenco profissional, Flamengo, Palmeiras e Corinthians chegaram a um acordo com a entidade, que decidiu encerrar antecipadamente o período de treinamento na Granja Comary.

Dessa forma, o jogador rubro-negro Lorran; os atletas do Palmeiras Estêvão, Luis Guilherme e Vitor Reis; e os jogadores do Corinthians Wesley e Breno Bidon estarão à disposição de Ramon Menezes para começar a preparação para o Sul-Americano sub-20 de 2025, no Peru. Os treinos em Teresópolis, que estavam programados para acontecer entre 3 e 11 de junho, foram concluídos no sábado, dia 8.

Desde o último fim de semana, Flamengo, Palmeiras e Corinthians se opuseram à liberação dos seis jovens argumentando que já teriam desfalques das seleções principais durante a Data Fifa e que eles não fazem mais parte das equipes de base. No entanto, era imprescindível chegar a um acordo com a CBF, uma vez que o Regulamento Geral de Competições exige convocações em todas as categorias neste período.

Lorran (Flamengo), Wesley (Corinthians) e Estevão (Palmeiras) — Foto: Divulgação

Os clubes enviaram documentos solicitando a dispensa de Lorran (Flamengo), Estêvão, Luis Guilherme e Vitor Reis (Palmeiras), Wesley e Breno Bidon (Corinthians). O zagueiro Iago e o volante Rayan Lucas, do Flamengo, e o goleiro Felipe Longo, do Corinthians, também receberam convocação, mas seriam liberados pelos clubes por não estarem atuando no time principal.

Para resolver essa questão, ocorreram reuniões entre os clubes na terça-feira em busca de uma solução, além de contatos diretos com a CBF até que fosse alcançado um consenso. Ficou acordado que as equipes não serão prejudicadas com o retorno dos jogadores jovens quatro dias antes do término da Data Fifa para se prepararem para os jogos do Brasileirão. Enquanto isso, a seleção brasileira poderá contar com força máxima para iniciar o ciclo da categoria.

Todos os convocados deverão se apresentar no dia 3 de junho na Granja Comary, em Teresópolis, onde permanecerão até o dia 11. Durante esse período, além dos treinamentos, está previsto um jogo-treino no dia 8.