Mudança importante no futebol começará a ser testada

Banner Stake

A International Football Association Board (IFAB), entidade responsável por regulamentar as regras do futebol mundialmente, analisará uma proposta inovadora de mudança na regra de impedimento. Essa sugestão, inicialmente proposta pelo ex-treinador do Arsenal, Arsène Wenger, em setembro do ano passado, visa clarificar a interpretação de lances duvidosos, tornando o jogo mais fluído e justo.

A proposta modifica a norma atual que define impedimento quando qualquer parte do corpo do jogador de ataque que possa fazer gol está à frente da última linha de defesa. Pela nova regra, seria necessário que todo o corpo do jogador de ataque esteja à frente do último defensor para que o impedimento seja marcado. Isso significa que, se qualquer parte do corpo do defensor estiver alinhada com o jogador de ataque, o lance seguirá como legal.

Esta mudança potencial busca reduzir as controvérsias frequentes em decisões apertadas de impedimento, onde atualmente milímetros podem determinar o resultado de jogadas cruciais. O objetivo é simplificar a regra para jogadores, árbitros e torcedores, tornando as partidas menos interrompidas por revisões longas e muitas vezes inconclusivas.

Possível nova regra de impedimento (Foto Reprodução/Instagram)

A sugestão de Wenger já passou por testes preliminares com sucesso em partidas de divisões inferiores na Holanda, Suécia e Itália. Estes testes mostraram que a aplicação da nova regra pode efetivamente diminuir o número de paralisações por impedimento, mantendo a essência competitiva do jogo.

A IFAB, ao considerar esta proposta, planeja realizar mais testes para avaliar a viabilidade da regra em um contexto mais amplo. Caso os resultados sejam positivos, a nova regra poderia ser incorporada ao livro de regras do futebol, trazendo uma transformação significativa na dinâmica do esporte.

Flamengo acerta venda de Fabrício Bruno

O zagueiro de 28 anos agora irá defender as cores do West Ham, da Inglaterra. Para você ficar por dentro de todas as informações sobre essa transferência, produzimos um vídeo informativo para te atualizar sobre o assunto. Não esqueça de curtir e seguir nosso perfil no TikTok.