Flamengo e City disputam meia

Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Banner Stake

Thiago Alcântara está cada vez mais próximo de deixar o Liverpool, com seu contrato se encerrando no próximo mês. Em sua passagem pelo clube inglês, o meia espanhol enfrentou várias lesões, dificultando sua sequência no time principal. Agora, com clubes interessados em seu futebol, Thiago avalia propostas para definir seu futuro. No Brasil, o Flamengo surge como principal interessado, enquanto na Espanha, o Girona, pertencente ao Grupo City, também deve fazer uma oferta.

O clube catalão, que disputará a Champions League pela primeira vez na história, pretende oferecer um projeto para Thiago seguir atuando no mais alto nível do futebol europeu. Por outro lado, o Flamengo apresenta um projeto vencedor na América do Sul, com ambições de conquistar a Libertadores. Thiago, torcedor declarado do rubro-negro, já manifestou interesse em retornar ao Brasil e vê o Flamengo como um destino provável há bastante tempo.

Em entrevista, Thiago relembrou como Dejan Petkovic influenciou sua paixão pelo Flamengo, especialmente após um gol de falta do jogador na final do Campeonato Carioca contra o Vasco. A identificação de Thiago com o clube carioca pode ser um fator decisivo na sua escolha. Além disso, o meia precisará reduzir seu salário para seu próximo capítulo, seja no Brasil ou na Espanha.

Segundo informações do jornal espanhol ‘Relevo’, o Flamengo já iniciou conversas com Thiago Alcântara para reforçar o meio-campo. Além do Flamengo e do Girona, o Vasco da Gama também monitora a situação do jogador de 33 anos, embora o veja como um plano B caso a negociação com Philippe Coutinho não se concretize.

Thiago Alcântara, que possui dupla nacionalidade espanhola e brasileira, teve passagens importantes pelas categorias de base do Flamengo e do Barcelona. No clube espanhol, atuou por 11 anos, somando base e profissional. Posteriormente, defendeu o Bayern de Munique por sete temporadas antes de se transferir para o Liverpool, onde jogou por quatro anos.

A última temporada em que Thiago jogou mais de 30 jogos foi em 2021/22, e sua última contribuição com gol foi em janeiro do ano passado, com uma assistência na Copa da Inglaterra.