Cristiano Ronaldo poderia ter sido comprado por apenas R$ 4,8 milhões

Cristiano Ronaldo na Copa do Mundo do Catar (Foto: MANAN VATSYAYANA / AFP)
Banner Stake

Das idas e vindas do futebol, é muito difícil saber quando um jogador promissor vai vingar ou não, os que vingam, claro, são números menores daqueles que acabam fracassando. Cristiano Ronaldo é o símbolo de trabalho árduo para conquistar seus objetivos.

Vindo de família pobre em uma cidade pequena de Portugal, Cristiano Ronaldo foi revelado pelo Sporting, na época, as especulações eram de que ele poderia ser um bom jogador para o futebol português, mas poucos imaginavam que ele talvez seria o maior de todos.

A carreira de Cristiano Ronaldo foi deslanchar no Manchester United, equipe consistência, que deu seu primeiro título de Champions League, seu primeiro Puskás e sua primeira Bola de Ouro.

Mas, antes disso tudo, como apostar em um jovem jogador português? Uma equipe da França teve a faca e o queijo na mão para comprar Cristiano Ronaldo antes do sucesso dele na Inglaterra, mas, recusou.

Segundo o GE, de acordo com Jo Bonavita, ex-dirigente do Bastia, da França, o clube teve a possibilidade de contratar o craque português, por 800 mil euros (cerca de R$ 4,8 milhões), mas recusou. Na época, Cristiano Ronaldo tinha 16 anos e, de acordo com Bonavita, foi oferecido ao clube francês.

“Disseram-me que o garoto de 16 anos tinha talento e que gostaria de jogar na primeira divisão francesa. O clube queria 800 mil euros. Falei com os dirigentes e com o técnico, Gérard Gili. Mas recusamos a oferta”, contou Bonavita, no livro “Lendas do Bastia”.

Aos 16 anos, Cristiano Ronaldo estava no seu último ano nas categorias de base do Sporting. Posteriormente seria revelado pelo profissional do mesmo clube, no mesmo ano. Ele permaneceu no Sporting por 2 anos, até 2003, quando foi vendido ao Manchester United por 15 milhões de Euros, na época, foi a venda mais cara da história do futebol para um jogador de 18 anos.

Cristiano Ronaldo fez 292 jogos e marcou 118 gols pelo Manchester United entre 2003 e 2009 quando foi vendido ao Real Madrid por 94 milhões de Euros. No clube espanhol ele fez 438 jogos e marcou 450 gols no período entre 2009 e 2018.

O Real Madrid recebeu 100 milhões de Euros pelo Cristiano Ronaldo para o jogador vestir as cores da Juventus, da Itália. Depois disso, o craque ainda retornou ao Manchester United e foi vendido ao Al Nassr, onde permanece até hoje.

Quantos títulos o Cristiano Ronaldo tem na carreira?

Em uma carreira tão longa e tão vitoriosa, Cristiano Ronaldo ganhou praticamente tudo por clube e por seleção. Foram 33 títulos coletivos somando clube e seleção além de 168 premiações individuais