Nesta segunda-feira (05 de agosto), o Flamengo perdeu um de seus maiores ídolos: Adílio, ex-meio-campista, faleceu aos 68 anos devido a um câncer no pâncreas. Ele estava internado no Hospital Rios D’Or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde recebia tratamento intensivo desde abril de 2024. A luta contra a doença, no entanto, se mostrou implacável.
Adílio era acompanhado de perto pelo departamento médico do Flamengo e nos últimos dias recebeu visitas de antigos companheiros dos anos 1980. Mesmo debilitado, conseguiu assistir à vitória do Flamengo sobre o Palmeiras pela Copa do Brasil, comemorando o desempenho do time. Cercado por sua esposa Sônia e seus três filhos, Soni Adílio, Adílio Júnior e Bruna, Adílio manteve-se lúcido até o final.
Revelado pelas categorias de base do Flamengo, Adílio construiu uma carreira brilhante no clube. Em 14 anos, disputou 617 partidas e marcou 129 gols. Entre suas principais conquistas estão o Mundial de Clubes e a Copa Libertadores, ambos em 1981, além de três Campeonatos Brasileiros e cinco Campeonatos Cariocas. Destacou-se na final do Brasileirão de 1983 contra o Santos, sendo considerado o melhor em campo.
Após deixar o Flamengo em 1987, Adílio teve uma trajetória diversificada, passando por clubes como Barcelona de Guayaquil, Itumbiara, Inter de Lages, Alianza Lima, Avaí, Friburguense e Serrano. Também integrou a seleção brasileira de futsal campeã mundial em 1989. Encerrou sua carreira como jogador em 1996, atuando pelo Borussia Fuld, da Alemanha.
Adílio foi eleito o sétimo maior ídolo da história do Flamengo pelo jornal O Globo. Após sua aposentadoria, continuou contribuindo para o futebol como técnico das categorias de base do Flamengo e teve passagens pelo CFZ, clube de Zico, e pelo Bahrain. O Flamengo emitiu uma nota oficial lamentando a perda e destacando a importância de Adílio para a história do clube.
Confira a nota de pesar emitida pelo Flamengo
Um anjo rubro-negro que voa rumo à eternidade.
— Flamengo (@Flamengo) August 5, 2024
As asas de um moleque sonhador o fizeram superar qualquer muro. Os campos da Gávea construíram amizades angelicais. Seus pés pareciam flutuar com a bola nos pés e foi assim que Adílio conquistou o mundo vestindo o Manto Sagrado. Seu… pic.twitter.com/PhvCwsu1HR
Fusca chinês será vendido no Brasil
Além disso, o portal Gávea News também está produzindo conteúdos relacionados ao setor automotivo. Em outras palavras, se você deseja se manter bem informado sobre esse assunto, clique aqui para acessar exclusivamente as notícias dessa categoria. Assim sendo, nós publicamos duas notícias de destaque: Carros populares com manutenção cara e complica