Morreu no dia 8 de setembro desse ano vítima de uma parada cardíaca aos 87 anos, Roberto Passos, mais conhecido como Ladrilheiro, ícone da torcida do Flamengo que, mesmo sem jogar, foi um dos grandes responsáveis pelo título do carioca de 81 contra o Vasco.
Ladrilheiro ficou conhecido como herói do título estadual do ano que se tornou mágico na história do Flamengo. O Rubro-Negro venceu os dois turnos e levantaria a taça do Carioca contra o Vasco com um simples empate, em qualquer uma das duas partidas da final.
- Flamengo x Corinthians: quando serão os jogos na Copa do Brasil?
- Flamengo atinge feito jamais alcançado por outro clube no Brasil
Apesar da grande vantagem, o Vasco conquistou duas vitórias, 2 a 0, com gols de Roberto Dinamite, e 1 a 0, com gol do maior ídolo vascaíno. O título, então, ficou para o terceiro jogo. E é a partir deste momento que Ladrilheiro entra na história do Flamengo.
Com mais de 160 mil pessoas presentes no Maracanã, o Flamengo fez 2 a 0 no primeiro tempo com Nunes e Adílio. Aos 38 do segundo tempo, Ticão descontou para o Vasco. Nesse momento, um torcedor do Flamengo invadiu o campo, esfriando a partida e a possível reação do Vasco, que era melhor naquele momento. Esse era Roberto dos Passos Pereira, conhecido então como Ladrilheiro.
A situação causou uma revolta nos jogadores do Vasco e irritou até Dinamite, que era apontado como um dos atletas mais calmos. Na ocasião, Gilberto Corôa roubou a cena e deu uma rasteira em Ladrilheiro. O Flamengo ficou com o título carioca, e o torcedor saiu como herói.
Os jogadores e dirigentes do Vasco acusam o Flamengo de ter incentivado a invasão ao gramado. Ladrilheiro, por sua vez, concedeu uma entrevista logo após a decisão e se defendeu das acusações. Ele revelou que tinha apostado com um amigo que comemoraria o título dentro de campo e, além disso, alegou estar fugindo de uma briga naquele momento.
Em janeiro deste ano, Ladrilheiro foi convidado pelo Flamengo para conhecer o novo Museu que fica localizado na Gávea. O clube preparou uma surpresa para o torcedor e Nunes, o artilheiro das decisões, esteve o acompanhando durante a visita.
“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Roberto dos Passos Pereira, o Ladrilheiro. Torcedor símbolo do Mais Querido, ficou conhecido como herói do título estadual contra o Vasco em 1981. Prestamos nossa solidariedade e desejamos força aos familiares e amigos neste momento tão difícil”, publicou o Flamengo.
Qual a próxima partida do Flamengo?
Curiosamente, no próximo domingo (15), o Flamengo vai reencontrar o Vasco pelo Campeonato Brasileiro, jogo que com certeza homenageará Ladrilheiro.