Presidente da CBF confirma novidades para 2025

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em entrevista coletiva da seleção brasileira feminina (Foto: Thais Magalhães/CBF)

CBF anuncia término do Brasileirão em dezembro e altera temporada

Em entrevista após a final da Copa do Brasil, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, confirmou que o Brasileirão da próxima temporada se encerrará em 21 de dezembro. A mudança é consequência da realização do novo Mundial de Clubes, que será disputado em meados do ano, obrigando ajustes no calendário nacional.

A Série A está prevista para começar no último fim de semana de março, entre os dias 29 e 30. Os campeonatos estaduais serão antecipados para janeiro, com início no dia 7 e encerramento em março, mantendo as 16 datas já estabelecidas. Assim, o Brasileirão será interrompido entre 15 de junho e 13 de julho para a disputa do Mundial, que contará com equipes brasileiras, como Flamengo, Palmeiras, Fluminense e o campeão da Libertadores.

Ednaldo Rodrigues defendeu a mudança, afirmando que o calendário será “mais avançado”, ainda que não totalmente ideal, e que a CBF buscou ouvir as federações e clubes para encontrar a melhor alternativa. “Cada um tem que dar sua parte,” comentou o dirigente.

“A CBF vai fazer um calendário avançado. Ainda não é o ideal, mas é um passo grande dado. Ouvindo Federações e clubes. Competição (Série A) que deve começar em 29, 30 de março, até 21 de dezembro. Isso com tempo mais curto para os Estaduais mesmo”, disse o presidente.

As adaptações no calendário se tornarão ainda mais comuns nos próximos anos. Em 2026, a Copa do Mundo masculina exigirá nova pausa; em 2027, o Brasil será sede da Copa do Mundo feminina, e, em 2028, haverá a disputa da Copa América.

A CBF planeja moldar o calendário para acomodar esses grandes eventos, ajustando a temporada de forma que não prejudique o rendimento dos clubes e os períodos de descanso dos atletas.