Denílson aponta motivo pelo qual Vini Jr não joga bem no Brasil

Denílson em participação no programa Jogo Aberto (Foto: Reprodução/Band)

Vinícius Júnior é destaque no futebol internacional, consolidando-se como um dos principais jogadores brasileiros da atualidade. Atuando pelo Real Madrid, o atacante conquistou o segundo lugar no prêmio Bola de Ouro, destinado ao melhor jogador do mundo.

Por outro lado, seu desempenho na Seleção Brasileira gera debates. Muitos avaliam que Vinícius Júnior não consegue reproduzir o mesmo nível de atuação que apresenta no clube espanhol. Esse contraste teria influenciado sua posição no Bola de Ouro, onde chegou a ser considerado favorito.

Em uma entrevista recente no podcast “Milton Neves 100 mi mi mi”, Denílson, pentacampeão mundial e ex-jogador da seleção brasileira, comentou sobre o tema. Assim sendo, o ex-atleta, que também foi vice-campeão da Copa de 1998, opinou que Vinícius tenta, de forma exagerada, assumir o protagonismo no time nacional.

Conforme Denílson, o desejo de ser o centro das atenções na seleção compromete a fluidez do jogo do atacante. Além disso, ele citou o episódio contra a Venezuela, quando Vinícius insistiu em cobrar um pênalti, mesmo com Raphinha vivendo um momento melhor na partida. Na visão do comentarista, essa atitude evidenciou a pressão que o jogador coloca sobre si mesmo.

“Eu acho que o Vinícius não é natural na seleção. Ele tem essa cobrança de ser o protagonista, ele acha que precisa ser esse protagonista e não tem a necessidade de ser. Isso vai vir com naturalidade”, destacou.

Comentarista usa exemplo para criticar Vinícius Júnior

Ainda sobre o incidente, Denílson lembrou situações semelhantes no futebol internacional. Em um jogo entre PSG e Barcelona, Messi cedeu uma cobrança de pênalti a Neymar, que estava em grande forma. Para Denílson, Vinícius poderia adotar uma postura similar em momentos como o ocorrido contra a Venezuela.

“Quer um exemplo? PSG x Barcelona, o Neymar estava deitando, teve pênalti, o Messi deixou para o Neymar bater. Era o que o Vinícius deveria ter feito. E o Vini acho que não tem esse entendimento na seleção”, argumentou.

Vini Jr, Raphinha, Paquetá e Neymar comemoram gol do Brasil contra a Coreia do Sul (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Confrontos próximos da Seleção Brasileira

Apesar dessas questões, a seleção brasileira já mira os próximos desafios. Sendo assim, após dois empates consecutivos na última Data FIFA, o Brasil tem compromissos importantes em março de 2025, válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

No dia 20, a equipe comandada por Dorival Júnior enfrenta a Colômbia em território brasileiro. Posteriormente, cinco dias depois, no dia 25, o adversário será a Argentina, em partida fora de casa. No entanto, os horários e locais dos jogos ainda não foram divulgados.