Flamengo tem data marcada para nova eleição

CT Ninho do Urubu - Foto: Paula Reis

A disputa eleitoral no Flamengo não terminou. Após a definição do novo presidente do clube, os sócios agora se preparam para escolher o próximo líder do Conselho Deliberativo.

 Dois candidatos estão no páreo, e a decisão promete movimentar os bastidores da Gávea. A eleição ocorrerá na próxima segunda-feira, com o registro das chapas já finalizado.

Quem são os candidatos ao Conselho Deliberativo?

Ricardo Lomba e Álvaro Ferreira são os nomes que concorrem ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo. 

Lomba, com 56 anos, traz um extenso currículo. Graduado em engenharia elétrica e pós-graduado em direito tributário e finanças públicas, ele é funcionário da Receita Federal e já exerceu cargos relevantes no Flamengo, como vice-presidente do Conselho Deliberativo e vice-presidente de futebol durante a gestão de Eduardo Bandeira de Mello.

Além disso, Lomba já disputou a presidência do Flamengo em 2018 contra Rodolfo Landim. Atualmente, ele tem o apoio de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, recém-eleito presidente do clube. Por isso, sua candidatura é vista como uma extensão do novo comando. Cabe ressaltar que seu vice é Silvio Bastos, advogado e procurador da Fazenda Nacional.

Álvaro Ferreira, por outro lado, tem um perfil diferente. Aos 61 anos, é formado em Administração e atua como leiloeiro público oficial há 22 anos. Sócio do Flamengo desde 2012, Álvaro nunca ocupou cargos executivos no clube, mas tem experiência no Conselho Deliberativo, onde foi relator da Comissão do Estatuto. Ele é apoiado pelo grupo “Nosso Fla”, ligado a Rodolfo Landim. Dessa maneira, sua candidatura reflete uma continuidade do trabalho da gestão anterior.

Próximos passos antes da votação

Com o encerramento do registro das chapas, as candidaturas têm até 24 horas para serem homologadas, caso não haja pedidos de impugnação. Sendo assim, o processo eleitoral segue em ritmo acelerado, e a votação ocorrerá na próxima segunda-feira, das 8h às 21h, no salão nobre Gilberto Cardoso Filho, na Gávea.

Desse jeito, os sócios do Flamengo têm mais uma oportunidade de decidir os rumos do clube. Vale destacar que a escolha do presidente do Conselho Deliberativo será crucial para a condução dos próximos anos.