Entenda a situação de Thiago Heleno no Athletico Paranaense

Thiago Heleno em ação pelo Athletico Paranaense (Foto: Fabio Wosniak/Athletico Paranaense)

O zagueiro Thiago Heleno, de 36 anos, vive uma situação delicada no Athletico-PR. Afastado dos planos da diretoria desde o início de 2025, o defensor treina separadamente e não atua há três meses. Mesmo com contrato vigente até dezembro de 2025, seu futuro no clube é incerto.

Desde janeiro, Thiago Heleno tem treinado em horários distintos do elenco principal, após decisão da diretoria do Athletico-PR. O presidente Mário Celso Petraglia reforçou que o jogador não faz parte do planejamento para a temporada. Em reunião realizada em fevereiro, Petraglia deixou claro que o zagueiro não voltará a vestir a camisa do clube.

O defensor recebeu propostas de clubes da Série A, Série B e do exterior, incluindo interesses do Figueirense, CRB e Paysandu. No entanto, o alto salário do atleta tem sido um obstáculo para a concretização de uma transferência. Especula-se que o Figueirense, clube que Thiago Heleno defendeu entre 2014 e 2015, esteja em negociações avançadas para repatriá-lo.

A última vez em que Thiago Heleno foi a campo foi dia 8 de dezembro, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Na ocasião, o Athletico-PR perdeu para o Atlético-MG por 1 a 0, em jogo disputado na Arena MRV. A derrota rebaixou o time paranaense para a Série B do torneio, disputada neste 2025.

Thiago Heleno possui uma trajetória significativa no futebol brasileiro. Revelado pelo Cruzeiro, passou por clubes como Corinthians, Palmeiras e Figueirense antes de chegar ao Athletico-PR em 2016. Pelo Furacão, conquistou títulos importantes, como a Copa Sul-Americana em 2018 e 2021, além de estaduais.

A próxima janela de transferências, prevista para ocorrer entre 2 e 10 de junho, pode ser decisiva para o futuro de Thiago Heleno. Até lá, o zagueiro segue treinando separadamente, aguardando uma definição sobre sua carreira.