Conmebol toma atitude importante envolvendo o Fortaleza

Escudo do Fortaleza (Foto: Reprodução)

A Conmebol oficializou a vitória do Fortaleza sobre o Colo-Colo por 3 a 0, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O confronto, disputado na quarta-feira (10 de abril), foi interrompido aos 24 minutos do segundo tempo por conta de uma invasão de campo protagonizada por torcedores da equipe chilena, no Estádio Monumental David Orellano, em Santiago.

Até o momento da paralisação, o duelo seguia empatado em 0 a 0. Contudo, a súbita invasão forçou o árbitro uruguaio Gustavo Tejera a encerrar a partida, o que gerou um processo disciplinar por parte da entidade sul-americana. A decisão da Conmebol levou em conta a responsabilidade do clube mandante pela segurança do evento.

Taça da Copa Libertadores da América (Foto: Divulgação/Conmebol)

Aliás, o episódio de violência não ficou restrito ao campo. Do lado de fora do estádio, duas pessoas foram atropeladas e perderam a vida, o que contribuiu para o clima de instabilidade e revolta entre parte dos torcedores locais. Conforme relato oficial, esse cenário também pesou na aplicação das sanções ao Colo-Colo.

Como resultado, além da derrota por W.O., o clube chileno foi penalizado com uma multa de 80 mil dólares (equivalente a R$ 454 mil). Posteriormente, a Conmebol determinou que o Colo-Colo jogue cinco partidas como mandante em competições continentais com os portões fechados. Inclusive, o empate em 1 a 1 com o Racing, em 22 de abril, pela terceira rodada, já foi disputado nessas condições.

Com essa decisão, o Fortaleza soma três pontos a mais na tabela e ocupa, agora, a terceira colocação do Grupo E. O Bucaramanga lidera com cinco pontos, seguido pelo Racing, que tem os mesmos quatro pontos do clube cearense, mas leva vantagem no saldo de gols. O Colo-Colo, por sua vez, permanece com dois pontos.

Portanto, a definição da Conmebol altera significativamente a configuração do grupo. A classificação segue embolada, mas o Fortaleza, inegavelmente, se beneficia do veredito fora de campo e mantém vivas as suas chances de avanço na competição continental.