A declaração de Ivan Rakitic direcionada a Lamine Yamal, do Barcelona

Rakitic pela seleção da Croácia (Foto: Reprodução/Instagram)

A preparação do Barcelona para a reta final da temporada 2024/25 está cercada de expectativa. Em entrevista recente à Rádio Marca, da Espanha, Ivan Rakitic, multicampeão pelo clube catalão, fez declarações que chamaram atenção dos torcedores. Atualmente defendendo o Hajduk Split, da Croácia, o meio-campista minimizou o papel de Lamine Yamal no elenco atual, afirmando que o jovem talento não teria espaço no time titular do Barcelona da temporada 2014/15.

“Naquela época, tínhamos o melhor ataque da história com Messi, Neymar e Suárez”, disse Rakitic. A fala do croata gerou debate, afinal, Lamine Yamal tem sido peça constante na equipe de Hansi Flick e acumula atuações relevantes ao longo da campanha. Contudo, o ex-jogador destacou a força histórica daquele elenco que, sob o comando de Luis Enrique, conquistou a tríplice coroa.

Lamine Yamal com a camisa do Barcelona diante da Napoli (Foto: Reprodução/Instagram)

A propósito, Rakitic também comentou sobre as chances de o atual Barcelona repetir o feito da tríplice coroa. Conforme ele, a missão é complicada, mas possível. “Esta Liga dos Campeões está muito aberta”, avaliou. Segundo ele, a equipe tem condições de conquistar os três títulos importantes da temporada, desde que mantenha o alto nível de rendimento nas partidas decisivas. O croata ainda fez elogios à condução de Hansi Flick, apontando que o treinador alemão trouxe personalidade ao grupo.

Atualmente, o Barcelona já assegurou a conquista da Copa do Rei ao vencer o Real Madrid por 3 a 2 no sábado (26), com gols de Pedri, Ferran Torres e Koundé. Além disso, lidera La Liga com quatro pontos de vantagem e está invicto há 14 rodadas. Porquanto, a equipe está viva também na Champions League e disputa uma vaga na final diante da Inter de Milão nesta quarta-feira (30), às 16 horas (horário de Brasília).

No cenário europeu, o clube catalão busca um feito histórico. Se confirmar a tríplice coroa nesta temporada, o Barcelona se tornará o único clube europeu a alcançar esse feito em três campanhas diferentes. Por enquanto, divide a marca com o Bayern de Munique, que também alcançou o triplete em duas ocasiões. O Real Madrid, por exemplo, apesar de suas conquistas internacionais, jamais alcançou essa marca em uma única temporada.

A fase ofensiva do Barcelona também chama atenção. Com 37 gols em 12 partidas, o time ostenta o melhor ataque da atual edição da Champions League. Raphinha, com 12 gols, lidera a artilharia do elenco na competição. Similarmente, o desempenho no Campeonato Espanhol é expressivo, com 89 gols em 33 rodadas — uma média superior a dois gols por partida. Esses números reforçam a confiança no planejamento do clube e no trabalho da comissão técnica.