Apenas um jogador no mundo já marcou mais gols por clubes do que o atacante Gabigol já marcou pelo Flamengo em 2019

Gabigol em ação pelo Flamengo na partida de estreia da Libertadores de 2019 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Já teve plaquinha. Já teve tradução em libras. E já vale também profetizar outros idiomas: “Tem gol do Gabigol”. Isso porque a fase do atacante do Flamengo é tão boa que as estatísticas ultrapassam as barreiras nacionais e ganham o mundo.

Nomes como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar ficam para trás se levados em conta os gols marcados por clubes em 2019. Com 31, Gabriel é o segundo maior artilheiro em ligas de destaque ao redor dos cinco continentes, superado apenas por Abderazzak Hamdallah.

Leia também:

O marroquino do Al Nassr, da Arábia Saudita, soma incríveis 41 gols no ano.

Gabriel comemora gol pelo Flamengo diante do Cruzeiro (Foto: Douglas Magno/BP Filmes)

A marca do atacante de nome difícil de se pronunciar se torna ainda mais impressionante se levarmos em conta que foi alcançada em incríveis 26 jogos entre o Campeonato Saudita e a Liga dos Campeões da Ásia. Média de 1,57 por jogo.

Goleadores por clubes em 2019

  • Abderazzak Hamdallah (Al Nassr – Arábia Saudita) – 41 gols
  • Gabigol (Flamengo – Brasil) – 31 gols
  • Carlos Vela (Los Angeles FC – EUA) – 31 gols
  • Josef Martínez (Atlanta United – EUA) – 30 gols
  • Messi (Barcelona – Espanha) – 30 gols
  • Lewandowski (Bayern de Munique – Alemanha) – 29 gols
  • Germán Cano (Independiente Medellín – Colômbia) – 29 gols
  • Ibrahimovic (LA Galaxy – EUA) – 27 gols
  • Agüero (Manchester City – Inglaterra) – 27 gols
  • Gilberto (Bahia – Brasil) – 26 gols
  • Eran Zahavi (Guangzhou R&F – China) – 25 gols
  • Mbappe (PSG – França) – 25 gols
  • Erik Sorga (FC Flora – Estônia) – 25 gols
  • Cristiano Ronaldo (Juventus – Itália) – 15 gols
  • Neymar (PSG – França) – 9 gols

Se superar Hamdallah é improvável, Gabigol tem motivo de sobra para se orgulhar de seus números e recordes. Os 31 gols em 41 jogos já garantem ao rubro-negro o melhor ano na carreira com sobras e o deixam a cinco de igualar Hernane como maior artilheiro do Flamengo no Século em uma temporada. Os dez jogos consecutivos balançando as redes adversárias já representam um feito inédito no Brasileirão de pontos corridos.

Marroquino Abderazzak Hamdallah marcou 41 gols pelo Al Nassr em 2019 (Foto: Reprodução/Twitter)

Gabriel é ainda um colecionador de vítimas na temporada. Dos 19 adversários da Série A, o atacante entrou em campo contra 15 e deixou sua marca em 12 deles na competição. Dos três que passaram imunes, Internacional e Fluminense sofreram em outras competições (Libertadores e Carioca), sobrando apenas o Atlético-MG como rival intacto (marca que permanecerá, uma vez que o jogador estará com a Seleção no confronto do segundo turno).

Tamanha performance coloca Gabigol como segundo na relação de goleadores por clubes em 2019, empatado com o mexicano Carlos Vela, que também fez 31 gols pelo Los Angeles FC, na MLS. O top 5 conta ainda com o venezuelano Josef Martinez, com 30 pelo Atlanta United, também da Liga Americana, e Lionel Messi.

Números de Gabigol em 2019

  • 31 gols em 41 gols. Melhore temporada da vida
  • 10 gols nos últimos 10 jogos. Recorde nos pontos corridos
  • 13 dos 15 clubes em que enfrentou na Série A sofreram com o artilheiro

O craque argentino foi às redes 30 vezes em 32 partidas pelo Barcelona desde a virada do ano. Outro brasileiro está no top 10 da lista que conta as principais ligas do mundo: Gilberto, do Bahia, com 26 gols. Sempre badalados, Cristiano Ronaldo, com 15 pela Juventus, e Neymar, com nove pelo PSG, estão distantes do topo.

Carlos Vela em Jogo das Estrelas da MLS: mesmos 31 gols de Gabigol (Foto: John Amis/AP)

Apesar dos números comprovaram os argumentos, Gabigol evita falar da boa fase e ressalta o mérito coletivo. Foi assim sábado, no Mineirão, após marcar o terceiro gol de cabeça no ano, diante do Cruzeiro:

— É importante manter a liderança, mas queremos ver como vai terminar, no último jogo. É continuar nessa pegada. Todos correndo, se doando, se ajudando. Essa nossa força que está fazendo a diferença.

Convocado para seleção brasileira que enfrenta Senegal e Nigéria em amistosos em outubro, Gabriel desfalcará o Flamengo diante de Atlético-MG e Athlético-PR, no Brasileirão, restando assim, no mínimo, mais 18 jogos pelo clube na temporada (16 pela competição nacional e dois pela Libertadores). Oportunidade de ampliar a marca e buscar novas maneiras de lembrar que em 2019 “tem (muito) gol do Gabigol”.

Retirado de: Globo Esporte