Flamengo abre espaço para base em 2020 e aumenta o leque de opções

Hugo Souza em ação pelo Flamengo contra o Vasco (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Em setembro do ano passado, o Flamengo viveu um suto de contaminação por Covid que atingiu toda a equipe, incluindo jogadores titulares e reservas. Por conta do imprevisto, o time teve que enfrentar o Palmeiras com grande parte da escalação preenchida por jogadores da base.

Desta ocasião em diante, parte dos jovens que atuaram contra o clube paulista agradaram à equipe profissional e se consagraram no elenco principal. Além de serem bem vistos internamente, os garotos também foram abraçados pela torcida e são frequentemente elogiados em suas atuações.

A começar pelo setor defensivo, Hugo Souza demonstra grande responsabilidade e maturidade em campo, o que garante ao goleiro foco e calma para conseguir ter participações acima da média. Os fatos citados, consequentemente, deram ao jovem de 22 anos o posto de substituto imediato de Diego Alves, passando na frente de César e Gabriel Batista.

Neneca é acompanhado por Natan entre os destaques na defesa. O zagueiro de 20 anos também impressionou em suas participações e é considerado uma das melhores opções para a zaga do Fla. O Garoto do Ninho tem agradado mais à Nação do que jogadores mais experientes, como Léo Pereira, por exemplo.

Seguindo pelo meio-campo, João Gomes foi outro destaque e atualmente é o substituto imediato de Diego, camisa 10 e capitão do time. Assim como ele, Pepê ganhou espaço na equipe de Ceni e também tem sido elogiado em suas atuações pelo rubro-negro.

Tendo um pouco menos de visibilidade, lateral-esquerdo Ramon, o zagueiro Noga e o lateral-direito Matheuzinho, também deixaram boa impressão e contribuíram com o time, especialmente nos momentos mais delicados da maratona de jogos desta temporada. Estes atletas deverão ser mais utilizados no Campeonato Carioca de 2021, uma vez que o elenco principal receberá férias no início do torneio estadual.

Caso vença o São Paulo nesta noite (25), às 21h30 (horário de Brasília), o clube vencerá o Campeonato Brasileiro de 2020. Sendo assim, o Flamengo de Ceni/Dome, terá conquistado o título com muito mais participações de jovens da base que o time de 2019, com Jorge Jesus.