Procuradoria do STJD abre recurso contra Gabi por “atitudes gravíssimas”

Gabigol concedendo entrevista no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Após a decisão de dar apenas uma advertência a Gabigol por sua conduta no jogo entre Flamengo e Bahia, a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) abriu um recurso para que a situação seja reconsiderada e o jogador punido.

Denunciado duas vezes no artigo 258 II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o atacante poderá passar por um novo julgamento e ser punido se considerado culpado.

No recurso, a Procuradoria considera as atitudes de Gabigol “gravíssimas” e considera que a absolvição poderá abrir precedentes. Além disso, o órgão argumenta que “ser absolvido pela prática de 3 infrações (ofensa ao árbitro, retardar saída do campo e contestar decisões da arbitragem) é inacreditável”. 

Na ocasião, o atacante foi expulso aos nove minutos do primeiro tempo por xingar o árbitro Flávio Rodrigues de Souza. Após ter recebido o cartão vermelho, o camisa 9 ficou indignado com a decisão da arbitragem e demorou a deixar o campo. A segunda denúncia pela qual Gabi foi advertido se deve às ofensas ao árbitro no túnel de acesso ao vestiário.

O documento enviado ao presidente o Pleno do STJD, ainda foi destacado que o atacante é um atleta de Seleção Brasileira e que “esse não é comportamento de um jogador de grande clube do Brasil e da Seleção. Ser absolvido é desencorajador.”

Para finalizar, a Procuradoria requisita a reforma da decisão tomada pela 5ª Comissão Disciplinar. De acordo com o artigo 184, que define a aplicação cumulativa das penas em caso de duas infrações, a penalidade poderia chegar a 12 jogos de suspensão.