Sem muito retorno, Facebook abre mão de transmissão da Libertadores

Taça da Copa Libertadores da América (Foto: Divulgação/Conmebol)

Nos últimos anos, a disputa por direito de transmissão de eventos esportivos ganhou importância. Desistindo a briga por falta de retorno, o Facebook não irá mais investir na divulgação de torneios de esporte.

A empresa não renovará com a Libertadores da América e também não se interessou pela Liga dos Campeões da Europa. Assim, as emissoras de televisão perdem um concorrente por competições em âmbito mundial.

Explicando a decisão, na última quarta-feira (03) o diretor da rede social publicou uma mensagem afirmando que a plataforma não irá mais transmitir eventos esportivos, ele explicou também que a parceira com a UEFA e a Conmebol se estenderá até o fim dos contratos.

“Apesar dos resultados do nosso conteúdo esportivo ao vivo, não planejamos estender nossos atuais acordos de grandes direitos de transmissão. Continuamos comprometidos em trabalhar de perto com os nossos parceiros da UEFA e da CONMEBOL para entregar excelentes experiências aos fãs e marcas até ao final da atual temporada da Champions League e da Libertadores em 2022.”

Mas daqui para a frente, vamos concentrar os nossos esforços em ajudar a indústria do esporte – de ligas a clubes, atletas, confederações, criadores e emissoras – a desenvolver e engajar audiências, construir modelos de negócios sustentáveis e monetizar seus conteúdos diretamente em nossas plataformas.”

Vale lembrar que o Facebook já transmitiu partidas do Flamengo, e quase quebrou recorde de audiência. A derrota do Fla para o Del Valle no ano passado foi vista por 2 milhões de expectadores simultâneos, ficando perto de superar o Gre-Nal.

Além disso, a plataforma liberou a estreia do Mengão no Campeonato Carioca para o público e, como muitos torcedores tiveram problemas com a FLATV+, o programa foi muito utilizado.