Renato Gaúcho se torna o 2º treinador com mais vitórias em Libertadores

Renato Gaúcho orienta os jogadores do Flamengo no jogo contra o Defensa y Justicia pela Copa Libertadores da temporada de 2021 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Em partida criticada pelos torcedores rubro-negros, o Flamengo venceu o Defensa y Justicia e se aproximou da classificação para as quartas de final da Copa Libertadores. Com isso, além de o clube ter garantido vantagem importante jogando fora de casa, o novo técnico do elenco atingiu uma marca importante.

Campeão da competição em 2017 pelo Grêmio e vice pelo Fluminense em 2008, Renato Gaúcho é o treinador brasileiro que mais acumula vitórias na Libertadores, com total de 45 resultados positivos. Com este montante, o comandante também subiu no ranking continental e se tornou o segundo que mais venceu na competição.

Atualmente, o colombiano Gabriel Ochoa Uribe, três vezes vice-campeão com o América de Cali (1985, 1986 e 1987) é quem lidera a lista, seguido pelo uruguaio Luis Cubilla, agora empatado com Portaluppi em número de vitórias.

Vale ressaltar que, enquanto a classificação para a etapa seguinte da competição não está garantida, o Flamengo ainda terá um jogo a ser disputado sob o comando de Renato. A partida de volta pelas oitavas acontecerá na próxima quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, quando o técnico terá a chance de se isolar na vice-liderança da tabela.

Antes disso, porém, o rubro-negro se prepara para enfrentar o Bahia neste fim de semana. O confronto, válido pela 12ª rodada do Brasileirão, ocorrerá no domingo (18), às 18h15 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova.