Assim como ocorreu no mês passado, as Datas FIFA de outubro contaram com rodadas tripla pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Com isso, os clubes brasileiros que possuem jogadores frequentes em seleções ganharam desfalques importantes.
Um dos prejudicados foi o Flamengo, que perdeu quatro titulares em parte dos compromissos deste começo de mês. Revoltado com a decisão da CBF de não cumprir com sua palavra e deixar de adiar os jogos do Fla neste período, Renato Gaúcho reclamou bastante da situação em uma de suas entrevistas coletivas.
Os argumentos do treinador Rubro-Negro foram muito questionados e criticados pela imprensa, uma vez que Portaluppi afirmou que apenas o Flamengo teve mais de um jogador convocado para as Eliminatórias. Um dos que detonaram a atitude de Renato foi Sormani.
Em participação na programação da ESPN, o polêmico jornalista comparou o técnico com Cuca, do Atlético-MG e afirmou que ao invés de preparar seus jogadores para a sequência, fica “choramingando”.
— Renato Gaúcho mentiu. O Atlético-MG perdeu mais jogadores para as seleções do que o Flamengo. Esse choramingo do Flamengo não existe no lado do Atlético-MG. O que o Cuca e os jogadores do Atlético-MG fazem? Trabalham, não ficam chorando!
Passadas duas rodadas desde que os convocados se ausentaram de seus respetivos clubes, resta apenas um compromisso a ser comparecido antes que eles possam retornar. As seleções disputarão as últimas partidas do mês de outubro neste meio de semana e dispensarão os atletas logo em seguida.
Ainda sem Gabigol, Everton Ribeiro e Isla, Renato prepara seu elenco para a partida contra o Juventude desta quarta-feira (13). O confronto, válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, ocorrerá no Maracanã, às 19h (horário de Brasília).