Quem é o ex-volante que já jogou final de Libertadores com Renato e hoje é seu ‘fiel escudeiro’ no Flamengo

Renato Gaúcho coordenando treinamento do Flamengo no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Renato Gaúcho e Fabinho Soldado já disputaram juntos uma final de Conmebol Libertadores. Em 2008, o ex-volante era comandado pelo atual técnico do Flamengo na derrota do Fluminense para a LDU nos pênaltis, no Maracanã.

A dupla terá outra oportunidade de vencer a competição no dia 27 de novembro, quando o Flamengo enfrentará o Palmeiras, em Montevidéu, com transmissão ao vivo pelo FOX Sports e também pelo Star+.

Dono de uma carreira vitoriosa, Fabinho passou em 2003 pelo Flamengo antes de faturar o Brasileirão de 2004 pelo Santos e depois vencer a Libertadores e o Mundial, ambos em 2006, pelo Internacional.

Pelo Fluminense, sob o comando de Renato, venceu a Copa do Brasil de 2007 e foi vice da Libertadores do ano seguinte. O volante pendurou as chuteiras em 2009, com apenas 33 anos.

Depois, passou a trabalhar como dirigente em clubes como Bonsucesso, Bangu e Anápolis até chegar ao Flamengo. Após trabalhar com a prospecção de reforços, ele foi promovido a gerente de futebol na Gávea, em agosto de 2021.

Desde então, passou a ser um fiel escudeiro do treinador, com quem tem um bom relacionamento desde a época das Laranjeiras.

O técnico acredita que os ex-jogadores trazem uma experiência dentro de campo que agrega na condução do departamento de futebol. Ele costuma consultar Fabinho e o ex-zagueiro Juan, gerente técnico, para tomar decisões.

Fabinho disse a pessoas próximas que viu um Renato Gaúcho mais maduro e com mais conhecimento em relação ao treinador que conheceu em 2008. Além disso, ele acredita que o técnico continua sendo um agregador e que sabe falar a “lingua dos jogadores”.

O treinador considera o elenco do Flamengo o mais disciplinado e qualificado que já trabalhou. Além disso, o plantel tem muitos atletas experientes, que gostam de questionar, debater, aprender e trocar informações. Alguns pensam em seguir carreira à beira do campo após pendurarem as chuteiras.

Na segunda posição do Brasileirão, o Flamengo tem 63 pontos. Na próxima rodada, o time carioca vai até o Beira-Rio encarar o Internacional, no sábado (20), às 21h30.

Retirado de: ESPN