Garantia de segundo lugar no Brasileirão possibilita mais um título ao Flamengo; entenda

Jogadores do Flamengo parabenizam torcida após vitória sobre o Ceará no Maracanã (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

A vitória do Flamengo da última terça-feira (30) fez com que o clube continue tendo chances matemáticas de tirar o Atlético-MG da liderança do Campeonato Brasileiro. Assim, o clube também garantiu algumas marcas importantes.

Somando 70 pontos no torneio, o Mais Querido não pode mais ser ultrapassado pelo Palmeiras, atual terceiro colocado. Desta forma, o Fla garante ao menos o vice-campeonato, isolado dos demais times abaixo dele. Com este resultado, a equipe receberá ao menos R$ 31,3 milhões pela segunda posição, apenas R$ 1,7 milhão a menos que o prêmio pelo título da competição.

Leia também:

Porém, um outro fator pode fazer com que o Flamengo garanta a possibilidade de defender um de seus títulos. Atualmente, o time da Gávea é o campeão da Supercopa do Brasil, título conquistado na vitória sobre o Palmeiras do início desta temporada.

A decisão da competição é disputada pelos vencedores do Brasileirão e da Copa do Brasil. No entanto, os dois torneios citados poderão ter o mesmo dono neste ano. Isso porque o Atlético-MG enfrentará o Athletico-PR na final da Copa do Brasil.

Neste contexto, caso o Galo vença o Furacão e leve o título do Campeonato Brasileiro, a Supercopa terá que ser disputada pelo campeão dos torneios e o segundo colocado na tabela final do Brasileirão, neste caso, o Flamengo.

É importante salientar que o Athletico não vive em seu melhor momento. Após manter seu foco nas Copas, conquistando a Sul-Americana e se classificando para a final da Copa do Brasil, o clube paranaense perdeu o controle do Brasileiro e luta contra o rebaixamento. Atualmente, o Furacão ocupa a 16ª posição na tabela, somando 42 pontos, dois a mais que o Bahia, primeiro time do Z-4.