Flamengo, Palmeiras, Chelsea e Real Madrid estão garantidos no novo Mundial de Clubes; veja todos os detalhes

Taça do Mundial de Clubes da FIFA (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

Além mudanças no formato da Copa do Mundo de 2026, a Fifa também terá novidades para o novo Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025. A entidade oficializará nos próximos dias que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga garantida. Desse modo, Palmeiras, vencedor em 2021, e Flamengo, que levou o caneco em 2022, estão assegurados no torneio.

A Conmebol tem direito a seis vagas. Quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024, o que automaticamente garante Palmeiras e Flamengo.

Leia também:

A eles se somarão os campeões de 2023 e 2024. Os critérios de classificação para as outras duas vagas ainda não estão definidos — o mesmo vale para o caso de haver campeões repetidos. É provável que o ranking da Conmebol seja usado como critério. O mesmo deve ser seguido pelas demais confederações, que vão ainda definir seus representantes.

No caso da Uefa, os classificados serão os quatro campeões da Champions League entre 2021 e 2025 — portanto Chelsea e Real Madrid, vencedores em 2021 e 2022, estão dentro. As outras oito vagas serão decididas por ranking continental — e não pode haver mais de dois times por país.

O ranking, neste caso de preenchimento de vagas, vai levar em consideração apenas o período entre 2021 e 2024. O desempenho histórico não contará.

Em fevereiro, o Conselho técnico da Fifa aprovou por unanimidade a alocação de vagas para o novo Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho de 2025. Segundo a entidade, a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos. Veja a divisão:

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
  • Conmebol: 6 (América do Sul)
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12
  • País-sede do torneio: 1

Esse novo formato do Mundial ainda não tem sede definida e será disputado como uma Copa do Mundo de seleções, ou seja, de quatro em quatro anos.

Em relação à próxima edição do Mundial de Clubes, que será disputado no formato atual com sete clubes (um de cada continente e mais um representante do país-sede), o conselho da Fifa nomeou por unanimidade a Arábia Saudita como anfitriã do torneio, que será realizado de 12 a 22 de dezembro de 2023. Esse modelo, porém, não está garantido para 2024.

Retirado de: Globo Esporte