Arrascaeta mira descanso na data FIFA após mais um problema físico no Flamengo

Arrascaeta pelo Flamengo em clássico contra o Vasco (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

A classificação do Flamengo para a final do Estadual, embora muito importante, também trouxe alguns problemas para Vítor Pereira. Arrascaeta, que jogou com dores no púbis na vitória sobre o Vasco, por 3 a 1, sentiu uma lesão no músculo adutor esquerdo e será reavalido no Ninho do Urubu. Desconvocado pela seleção uruguaia, o meia tenta aproveitar o tempo livre para ficar 100%, visando o restante da temporada.

Esse foi o 16º problema físico de Arrascaeta desde que chegou ao Flamengo em 2019. Os incômodos foram aumentando ao longo dos últimos anos, especialmente a partir de 2021, ano em que o uruguaio mais desfalcou o Rubro-Negro. O jornal ‘Lance’ detalha, passo a passo, a trajetória do atleta no clube e sua ‘sina’ com lesões.

Leia também:

Os problemas

Durante os períodos em que esteve lesionado, Arrascaeta desfalcou o Flamengo em 48 partidas, ou seja, perdeu três compromissos a cada vez que ficou de fora, em média. O período em que ficou mais tempo afastado dos gramados foi justamente em 2021, quando perdeu 13 jogos em 41 dias de ausência. O retorno foi momentos antes da final da Libertadores, diante do Palmeiras.

Desde então, o uruguaio começou a perder jogos por “gestão de esforço”, ou na linguagem popular, poupado para não forçar o aspecto físico. Foi assim em 2022, desde a chegada de Dorival Júnior, que promoveu a implementação de um time reserva para que os titulares fossem preservados para jogos importantes.

Mesmo assim, Arrascaeta seguiu convivendo com problemas e, em entrevista, admitiu que entrou em campo na final da Libertadores com dores no púbis. A pubalgia, inclusive, incomoda o meia até os dias atuais e foi o motivo pelo “sacrifício” do jogador na semifinal do Campeonato Carioca.

  • 2019:
    • Lesões na coxa, no menisco e problemas no joelho
    • 35 dias e 10 jogos de desfalque
  • 2020:
    • Problemas e fadiga muscular
    • 39 dias e 12 jogos de desfalque
  • 2021:
    • Lesões na coxa, no tornozelo, muscular e gestão de esforço
    • 71 dias e 22 jogos de desfalque
  • 2022:
    • Problemas físicos e nas costas
    • 17 dias e 4 jogos de desfalque

Rotina

Assim como o restante do elenco, Arrascaeta se reapresenta ao Flamengo na quinta e será reavaliado no Ninho do Urubu. Dependendo do resultado do exame, o jogador iniciará o tratamento da lesão no adutor de imediato e terá tempo para se recuperar, caso tenha possibilidade de participar da final do Estadual.

Acima de qualquer coisa, no entanto, o momento é de descanso para o uruguaio. Depois de jogar no sacrifício em diversas partidas na difícil sequência até o momento, Arrascaeta precisa recuperar as energias para pensar no restante da temporada. E 2023 pode ser muito longo para o Flamengo, que pode participar de todos os jogos possíveis no calendário do futebol sul-americano.

Assim como o restante do elenco, Arrascaeta se reapresenta ao Flamengo na quinta e será reavaliado no Ninho do Urubu. Dependendo do resultado do exame, o jogador iniciará o tratamento da lesão no adutor de imediato e terá tempo para se recuperar, caso tenha possibilidade de participar da final do Estadual.

O Flamengo volta a campo no inicio de abril, domingo, para iniciar a luta pelo título do Estadual. A equipe de Vítor Pereira enfrentará o Fluminense na decisão, sem qualquer tipo de vantagem para ambos os lados. Os dois confrontos serão disputados no Maracanã, com expectativa de casa cheia.

Retirado de: Lance