Vinicius Jr. melhor do mundo? Kaká é sincero e diz como Ancelotti melhorou brasileiro do Real Madrid

De forma descontraída, Vinicius Júnior dança após marcar um gol pelo Real Madrid (Foto: Reprodução/Instagram)

Na melhor fase da carreira, Vinicius Jr. é uma das esperanças do Brasil em voltar a ter o melhor jogador do mundo depois de 16 anos. Último brasileiro a receber o prêmio da Fifa, em 2007, Kaká acredita que o atacante merengue tem tudo para seguir seus passos.

Para isso, o camisa 20 precisará ajudar ao Real Madrid a eliminar o Manchester City e chegar novamente a final da Champions League. No duelo de ida, as equipes empataram por 1 a 1 na Espanha.

“O Vini está num momento espetacular, extremamente decisivo e focado. Nos jogos importantes ele tem presença e fez o gol do último título (da Champions contra o Liverpool), vem num crescente muito grande. A premiação virá do quanto ele foi protagonista em uma conquista (de Champions League)”, disse ao ESPN.

Kaká lembra que um dos poucos a conseguir quebrar essa escrita foi Ronaldo Fenômeno, que venceu três vezes o prêmio – 1996, 1997 e 2002 – mesmo não tendo conquistado a Liga dos Campeões.

“Ele fez um negócio tão espetacular que não tinha como não vencer. Acho legal que os prêmios individuais estejam vinculados a conquistas coletivas porque o futebol é coletivo. Se o Real Madrid for campeão da Champions League, o Vini é favoritíssimo a vencer a bola de ouro e a ser o melhor jogador do mundo”, analisou.

Contratado muito jovem pelo Real em 2018, o camisa 20 enfrentou muitas críticas até conseguir se firmar como protagonista.

“Está num caminho muito legal e parabéns! Ele chegou, foi ao Castilla, começou a jogar e fez um processo de crescimento com paciência. Não foi assim: ‘Ah, não deu certo vai para outro lugar’. Tanto do Real quanto dele de topar jogar pelo time B. Estamos vendo os frutos desse processo de amadurecendo”.

Na quinta temporada pelo Real Madrid, o atacante apresenta os melhores números da carreira: 23 gols e 19 assistências. Um dos grandes responsáveis por essa excelente fase é Carlo Ancelotti, que comandou Kaká no Milan entre 2003 e 2009.

“Toda coletiva ele bate que o Vinicius é o melhor jogador da Europa hoje. Ele reforça o momento do Vini e o quão decisivo ele é para o Real Madrid. Isso dá muita confiança para o atleta. É um trabalho muito especial”.

“O Ancelotti não põe os meninos só quando escala o time reserva. Ele os coloca dentro do contexto coletivo para que os mais experientes possam potencializar os mais jovens, ao lado do Bezema, Modric, Kross…”, explicou Kaká.

O ídolo do Milan, que defendeu o Real Madrid entre 2009 e 2013, recorda que passou por situações parecidas com as de Vini quando desembarcou na Itália, em 2003.

“Uma das grandes virtudes dele é dar confiança ao jovem e colocá-lo em um ambiente favorável. O grupo que tínhamos era espetacular e muito experiente. Era um momento difícil porque tinha que lidar com Rivaldo e Rui Costa no banco e colocando um menino que estava chegando. (O trabalho que o Ancelotti fez com o Vinicius) é muito parecido com o que ele fez comigo”.

“O que admiro muito nele é a capacidade de gerir pessoas, são grandes talentos e grandes egos. Ele faz uma gestão muito boa e tem uma habilidade de lidar com as situações quando elas aparecem. Os treinadores precisam ter as suas ideias, mas em nenhum momento ele é quadrado”, disse.

O ex-jogador usa como exemplo a bronca que Ancelotti deu em Rodrygo. Após ser substituído em uma partida da Copa do Rei contra o Villarreal neste ano, o brasileiro foi para o banco sem cumprimentar o treinador, que o repreendeu.

“Em nenhum momento foi com raiva, ódio ou mostrando ‘quem manda aqui’, mas com amor. Vou te corrigir porque você precisa aprender e será bom para a gente. Ele não deu a bronca e afastou o Rodrygo. Ele continuou jogando”.

Na opinião de Kaká, Ancelotti tem tudo para dar certo como futuro treinador da seleção brasileira. O italiano é o preferido do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que admite inclusive esperar a situação se resolver após o final da temporada.

“Para nós seria uma grande novidade e muito boa pelas qualidades que ele tem. Pelo treinador vitorioso que é. Pode fazer um grande trabalho na seleção brasileira. Precisa ver como será a parte de contrato dele om o real. Mas acredito que se acontecer, a maioria da torcida brasileira ficará feliz com a escolha”, finalizou.

Retirado de: ESPN