Tite explica em qual posição pretende escalar De La Cruz no Flamengo

Tite concede entrevista coletiva pelo Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Na última quarta-feira, o Flamengo começou sua jornada no Campeonato Carioca de 2024 com uma impressionante vitória por 4 a 0 sobre o Audax. A partida, realizada na Arena da Amazônia em Manaus, destacou-se pela dominância do time rubro-negro e pelos gols marcados por Léo Pereira, Pedro, Everton Cebolinha e Guillermo Varela.

A estratégia ofensiva do técnico Tite ficou evidente tanto no resultado quanto em suas palavras na coletiva de imprensa. “Todos os atletas (do elenco do Flamengo) são de nível. Temos dois atletas em cada posição buscando competir, e a equipe evolui nisso”, disse Tite, ressaltando a qualidade e a competitividade do elenco.

Leia também:

Um dos principais tópicos da coletiva foi a inserção do meia uruguaio De La Cruz na equipe. Tite expressou sua visão de um time ultraofensivo, mencionando que “O De la Cruz é um jogador versátil, que pode atuar em duas ou três posições, tem treinado como segundo meio-campista, um meia que flutua para que a passagem do lateral aconteça, de muita qualidade técnica, ele tem um link com o Arrascaeta. Ele ainda adicionou que a equipe poderia se beneficiar jogando com “quatro jogadores de articulação ou dois pontas de velocidade”.

Essa abordagem inovadora reflete a visão de Tite de maximizar as opções ofensivas do time, aproveitando a versatilidade e habilidades técnicas dos jogadores. A ideia de um esquema com até quatro armadores e dois pontas sugere um estilo de jogo focado em criatividade e velocidade, capitalizando na habilidade dos jogadores de realizar passes decisivos e acelerar o jogo pelas laterais.

Além da estratégia de jogo, Tite abordou com bom humor a riqueza de talentos no meio-campo do Flamengo. Ele relembrou uma conversa com um diretor: “Eu tinha um diretor que perguntou para mim: ‘Estou contratando muito jogador, não vai te atrapalhar?’. Eu disse: ‘Se eu me atrapalhar, eu vou acertar’. Em um ou outro você vai encontrar um jogador de qualidade”.

Após o jogo contra o Audax, o Flamengo planeja amistosos nos Estados Unidos, enquanto o elenco de juniores assume as próximas rodadas do Carioca. Esses jogos representam uma oportunidade para Tite experimentar diferentes formações e preparar a equipe para os desafios que virão ao longo da temporada.

A performance do Flamengo na estreia do Carioca de 2024 é um indicativo promissor do que está por vir. Com Tite no comando e talentos como De La Cruz no elenco, os torcedores podem esperar uma temporada de futebol empolgante e ofensivo.