Filipe Luís, Rodrigo Caio, Everton Ribeiro, Santos, Pablo e Matheuzinho: Flamengo já tem 6 saídas confirmadas

Marcos Braz, vice presidente do futebol do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O Flamengo, reconhecido por se estabelecer como uma potência no futebol sul-americano, tem vivenciado um período de intensa movimentação no elenco. A atração de jogadores de alto calibre contribuiu significativamente para o aumento do prestígio do clube no continente. No entanto, além das chegadas, as partidas de atletas também marcam a recente janela de transferências do Rubro-Negro, com seis jogadores já tendo saído desde o término da última temporada.

A onda de despedidas começou com Filipe Luís, que anunciou sua aposentadoria ao fim do ano passado, deixando um legado de dedicação e profissionalismo. Em sequência, Rodrigo Caio também decidiu encerrar sua jornada no Mais Querido após a conclusão do Brasileirão 2023, adicionando seu nome à lista de saídas.

A abertura de 2024 viu a saída de outros quatro importantes membros do elenco. Everton Ribeiro, que rejeitou a proposta de renovação do Flamengo, optou por um novo desafio no Bahia, assinando um contrato de três anos.

Everton Ribeiro em ação pelo Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Santos, por sua vez, levou suas habilidades para o Fortaleza, enquanto Pablo seguiu para o Botafogo em um acordo de empréstimo até o final de 2024. Matheuzinho, a última baixa até o momento, foi seduzido pela proposta do Corinthians, resultando em sua transferência para o clube paulista. Essa movimentação deixa a disputa pela posição de lateral direita entre Wesley e Varela ainda mais acirrada.

Entretanto, o Flamengo pode estar prestes a confirmar a sétima saída do elenco no início deste ano. Thiago Maia, que agora desperta o interesse do Internacional, encontra-se em negociações com o clube gaúcho. A diretoria do Flamengo espera concluir as tratativas sobre o futuro do volante até o final de fevereiro, em uma tentativa de reestruturar a equipe para os desafios que virão.

A constante evolução do elenco do Flamengo reflete a dinâmica do futebol moderno, onde as transferências são partes essenciais da gestão de um clube. Enquanto alguns atletas partem, novas oportunidades surgem para os que chegam e para os jovens talentos das categorias de base, garantindo a renovação e a manutenção da competitividade do time.