Flamengo fecha contratação que estava no Palmeiras

Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Flamengo vem fortalecendo sua estratégia de captação de jovens talentos, mirando não apenas os talentos locais dos interiores de todo o Brasil, mas expandindo suas buscas para a América do Sul e a África. Essa abordagem globalizada reflete o esforço do clube em diversificar sua base de talentos e manter sua competitividade no cenário nacional e internacional.

Nesse contexto, o clube celebrou a repatriação de William Germano, um scout de renome que retorna ao Mais Querido após uma passagem pelo Palmeiras. Sua volta, anunciada nas redes sociais nesta terça-feira (13), marca o reforço da equipe de análise de jogadores jovens do Flamengo. Germano, que contribuiu para o sucesso da equipe Sub-17 bicampeã brasileira em 2021.

Além da repatriação de profissionais importantes, o Flamengo tem se destacado pela busca ativa de jogadores em mercados considerados alternativos. Exemplos recentes incluem a contratação do jovem peruano Adriano Joya, do Allianza Lima, e a aquisição do atacante Shola, da Nigéria, demonstrando a visão ampla do clube na identificação de novos talentos. Essas movimentações refletem uma estratégia de construir uma equipe competitiva, com uma mistura de jovens promessas e experiência.

O sucesso dessa estratégia também se reflete no brilho de jogadores formados nas categorias de base do Flamengo que hoje fazem sucesso na Europa. Destaques recentes incluem Vini Jr, que tem se destacado pelo Real Madrid, Vinicius Souza, agora fazendo seu nome no Sheffield United, e Lucas Paquetá, que chamou a atenção do Manchester City de Pep Guardiola.

Flamengo na Libertadores sub-20

A Libertadores da América Sub-20 está prestes a começar, com o Flamengo sendo o único representante brasileiro no torneio após conquistar o título do Campeonato Brasileiro Sub-20 do ano passado, vencendo o Palmeiras nos pênaltis. No Grupo C da primeira fase, o Flamengo enfrentará Aucas (EQU), Defensor Sporting (URU) e Sporting Cristal (PER).

O torneio acontecerá no Uruguai, de 2 a 17 de março. Destaques do Flamengo incluem Lorran, Werton e Petterson no ataque, e o goleiro Dyogo Alves, que foi decisivo na final do Brasileirão Sub-20. O time já disputou partidas pelo Campeonato Carioca esta temporada, empatando contra Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ.