Arrascaeta é sincero ao responder sobre sonho de jogar na Europa

Arrascaeta em ação pelo Flamengo contra o Atlético-MG (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Arrascaeta tem tido um papel crucial no sucesso do clube carioca nos últimos anos. Vestindo a camisa 10 tanto no time rubro-negro quanto na Seleção Uruguaia, ele se estabeleceu como um dos atletas mais destacados da América do Sul. Apesar de seu brilhantismo em campo, o jogador recentemente compartilhou insights sobre sua carreira futura e a possibilidade de uma mudança para a Europa.

Em suas palavras, Arrascaeta expressa uma mistura de realismo e satisfação com sua situação atual. Ele não fecha completamente as portas para uma eventual transferência para a Europa, mas sublinha a dificuldade dessa transição no estágio atual de sua carreira.

— Obviamente as portas nunca se fecham, mas é um pouco mais difícil no momento atual da minha carreira. Na América com o Flamengo, eu estou sempre disputando coisas importantes. Tirando 2023, nós ganhamos em todos os anos. Ganhamos campeonatos de prestígio. Tenho contrato até 2026 e estou bem. Todos os anos participei e ajudei a equipe, isso me deixa muito feliz, disse Arrascaeta.

Carreira do meia Arrascaeta

Arrascaeta iniciou sua trajetória no futebol profissional pelo Defensor Sporting, onde se destacou rapidamente, levando o clube às semifinais da Copa Libertadores de 2014. Sua performance chamou a atenção do Cruzeiro, equipe pela qual assinou em janeiro de 2015. Pelo clube mineiro, Arrascaeta teve momentos brilhantes, como sua participação decisiva na conquista da Copa do Brasil de 2017, onde marcou um dos gols na final contra o Flamengo. Além disso, se tornou o estrangeiro com mais jogos pelo Cruzeiro, ultrapassando Roberto Perfumo, e também se igualou a Marcelo Moreno como maior artilheiro estrangeiro do clube​​.

Em 2019, Arrascaeta transferiu-se para o Flamengo, marcando sua estreia com performances memoráveis, como um hat-trick contra o Goiás e um gol de bicicleta contra o Ceará, que lhe rendeu o prêmio de gol da temporada no Campeonato Brasileiro Série A de 2019 e uma indicação ao FIFA Puskás Award. No mesmo ano, contribuiu com uma assistência na final da Copa Libertadores contra o River Plate, ajudando o Flamengo a conquistar o título. Sua influência em campo continuou nos anos subsequentes, sendo reconhecido com inclusões na equipe do ano do Campeonato Brasileiro e recebendo a Bola de Prata​​.

Pela seleção uruguaia, Arrascaeta teve momentos de destaque desde sua participação no time sub-20, chegando até a final da Copa do Mundo FIFA U-20 em 2013. Fez sua estreia pela seleção principal em 2014 e desde então tem sido peça importante no elenco, participando de competições significativas como a Copa América e a Copa do Mundo FIFA, destacando-se com dois gols na edição de 2022 contra Gana, embora o Uruguai não tenha avançado para as oitavas de final​​.

Ao longo de sua carreira, Arrascaeta consolidou-se como um dos meio-campistas mais talentosos e decisivos no cenário sul-americano, tanto a nível de clubes quanto na seleção uruguaia, colecionando títulos e reconhecimentos individuais pelo seu desempenho em campo​​.